Dicas para economizar com o cachorro

Ter um cachorro em casa é quase como ter um filho, sobretudo em matéria de gastos. Mas existem algumas dicas importantes para você cuidar bem de seu animal sem precisar gastar muito dinheiro.

Casa e jardim
2 meses atrás
Dicas para economizar com o cachorro

Planejamento para cuidar bem de seu animal

Atualmente, as famílias em geral preferem não ter muitos filhos devido ao receio de não conseguir oferecer uma vida com boa qualidade.

Por outro lado, a carência afetiva está levando ao aumento do número de adoções de cachorro de estimação.

A questão está que um animal também gera muitos gastos e é preciso ter muita responsabilidade para cuidar com carinho do seu bichinho.

Banho em casa ou no pet shop?

Com efeito, você pode cuidar bem do seu pet e economizar ao mesmo tempo. Basta conhecer as necessidades de um cachorro e evitar os tratamentos de luxo que existem no mercado.

O banho, por exemplo, pode ser feito tanto em casa como no pet shop. A diferença está que na loja há mais comodidades e mais custos.

Tenha em mente também que alguns estilos de cachorros, particularmente os mais bravos e medrosos, ficam mais estressados no pet shop e acabam ficando mais vulneráveis a doenças.

Já para realizar o banho em casa o importante é escolher os produtos corretos e tomar os seguintes cuidados:

• Prepare os materiais do banho antes para não deixar o animal sozinho
• Escolha um local do banho seguro
• Não deixe entrar água nos ouvidos
• Mantenha a temperatura da água morna
• Não deixe de secar o cachorro

Controle das vacinas

A vacinação é fundamental para garantir a saúde do seu cachorro, mesmo porque é obrigatório por lei.

O controle das vacinas pode ser feito sem custo pela rede pública, mas o problema é que existem algumas vacinas essenciais que são pagas.

O ideal é prevenir problemas e gastos maiores gastando dinheiro com uma consulta ao veterinário e descobrir quais vacinas seu cachorro necessita.

Adoção ou compra?

Entre adotar e comprar, sem dúvida que a primeira opção acaba sendo na maioria das vezes muito mais econômica.

No entanto, para evitar o risco de adotar algum animal com deficiência a dica é escolher com idade a partir de 1 ano.

Os gastos com cachorro de 1 ano também são menores e você ainda consegue avaliar o tamanho ideal do animal.

Quanto menor o tamanho do bicho mais economia na hora da castração, tratamento de doenças, ração, transporte e etc.

Espaço para higiene

Para cuidar das sujeiras do cachorro as opções mais baratas por ordem são jardim, jornal e tapete higiênico.

Mas se você não tem jardim em casa e tiver dificuldade em encontrar jornal o melhor é comprar um tapete de tamanho grande, ou seja, que não precise substituí-lo rapidamente.

Cuidados com a alimentação

Alimentação é um dos pontos que mais se sente no bolso para cuidar de um cachorro, sobretudo se você optar por ração.

Como se trata de comida a ração precisa ser bem acondicionada para evitar os riscos de contaminação e perda dos nutrientes.

A regra do custo benefício neste caso é mais bem aplicada para os sacos menores do que os maiores e as rações a granel estão fora de cogitação.

Convênio para cachorro

Embora plano de saúde para animal seja meio novo no mercado se você tem um cachorro de raça pode valer muito a pena.

Outra vantagem é a mesma que funciona para os homens: quando você tem convênio acaba indo mais ao médico e cuidando melhor de sua saúde.

O melhor plano de saúde é o que oferece reembolso, pois em uma emergência você pode levar seu animal no local mais próximo.

Risco do cachorro solitário

Para quem mora sozinho saiba que os animais, sobretudo os cachorros, sentem falta de afeto e você pode precisar pagar uma creche para que ele não adoeça.

É claro que dependendo da abertura de espaço que você ofereça ao seu cachorro o problema pode ser amenizado com o acesso aos lugares onde seu cheiro está mais presente, como o quarto ou sofá.

Como você é um animal racional não transmita ao cachorro sua aflição, quando for sair não faça drama e quando chegar não faça festa exagerada.

Se não nada der certo e por mais que fique à primeira vista mais caro o ideal é conseguir outro cachorro para um fazer companhia ao outro.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?