Dicas para digitar mais rápido no celular

Na era do universo digital quanto mais rápido melhor. Assim ninguém quer ficar perdendo muito tempo quando precisa escrever algo no celular. Conheça agora algumas das técnicas que vão aprimorar seu modo de digitar seja no Android ou iOS.

Celulares
1 ano atrás
Dicas para digitar mais rápido no celular

Ganhando tempo na digitação

Houve época em que se fazia curso para aprender datilografar rapidamente. Depois vieram os métodos de digitação rápida. Agora chegou a vez de aprender a ser rápido ao digitar no celular.

Não que esta habilidade seja um fator promissor no currículo, mas devido ao volume de tempo que gastamos no WhatsApp, Google, Facebook, Instagram ou Twitter, digitar rápido acaba sendo algo precioso.

Técnicas de digitação no celular

Mas mesmo se tratando em técnicas de digitação pesquisas recentes tem mostrado que a velocidade entre teclados físicos e digitais está reduzindo.

De acordo com pesquisas da Universidade de Cambridge (Inglaterra), em geral as pessoas conseguem digitar 52 palavras por minuto em um teclado físico.

É claro que pessoas com prática chegam a digitar bem mais, até o dobro, mas a título de comparação já apareceu um usuário capaz de digitar 85 palavras por minuto em um teclado virtual de celular.

Digitação por voz

A primeira dica pode surpreender, pois com o avanço tecnológico você pode ditar suas mensagens em vez de escrever. Fácil, não é? E nem é preciso instalar um aplicativo novo, basta ativar a função com símbolo de microfone junto ao teclado.

Previsão de texto e corretor

Outra forma de agilizar o tempo de digitação é ativar a previsão de texto e o corretor automático. Mesmo que as ferramentas cometam falhas a construção de frases é bastante acelerada.

Por outro lado, se você já tem prática em digitar rapidamente no celular o melhor é tirar a função de previsão de texto, pois acaba se perdendo tempo em corrigir as sugestões equivocadas.

Se você utiliza expressões estrangeiras ao digitar inclua mais um idioma no dicionário para evitar que o corretor atrapalhe as correções.

Digitando com um ou dois dedos

Uma das dicas práticas para aumentar o tempo de digitação no celular é utilizar dois dedos ao invés de apenas um.

Mas se por correria não estiver em condições de digitar com as duas mãos você pode alterar o sistema de digitação para o lado da sua mão preferencial.

Quem utilizar Android tem que procurar a opção “de uma mão só” localizada na tela do teclado Gboard em “Preferências”.

Já no iPhone a opção “Teclado de uma mão” se encontra seguindo os menus “Ajustes”, “Geral” e “Teclados”.

O resultado é que as letras e os botões do teclado vão ficar concentrados do lado da mão que você escolheu, facilitando a digitação com apenas um polegar.

Atalhos rápidos

Se você precisar escrever com as letras maiúsculas não precisa ficar tocando na tecla shift todas as vezes. Basta clicar duas vezes na tecla shift para deixar o modo Caps Lock ativado.

Não quer ficar perdendo tempo colocando o ponto final, então quando tiver terminado uma frase toque duas vezes na barra de espaço que o ponto final aparece.

Explorando o teclado

Aprenda a explorar seu teclado em busca de novos atalhos. Se você pressionar uma letra no teclado vai reparar que vão lhe aparecer as opções dos sinais de acentuação.

Como os endereços de URLs são demasiado longos pressione a tecla ponto no Chrome para aparecer uma lista de opções de domínios. A mesma dica é válida se estiver usando o Safari no iOS.

A numeração é outra coisa que atrapalha o fluxo da digitação sendo preciso ficar troca de uma tela para outra. Ao invés disso, pressione a tecla dos numerais correspondentes para inseri-lo mesmo estando o teclado com letras.

Treinamento de digitação

Seja como for, praticar é a melhor maneira de aprender digitar com velocidade. Basta comparar que a geração mais jovem que passa mais tempo no celular tem em média mais rapidez na digitação do que as gerações mais antigas.

Deste modo, listamos alguns dos principais aplicativos com ferramentas para aprimorar suas técnicas de digitação:

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?