Criatividade: divertidos, surpreendentes e elegantes objetos

O suíço Yves Behar é um dos mais premiados designers do mundo devido ao seu estilo criativo, humano e funcional. O propósito de seus projetos é trazer o futuro para o presente e criar produtos que contem histórias.

Casa e jardim
4 meses atrás
Criatividade: divertidos, surpreendentes e elegantes objetos

A história do designer Yves Behar

O designer Yves Behar contou em um TED um pouco da origem de seu talento que fascina o mundo com a criatividade dos objetos que inventados.

O reconhecimento de seu talento o levou a se tornar um dos designers com mais prêmios da atualidade, entre os quais está o National Design Award do Cooper Hewitt Smithsonian National Design Museum.

Um estilo fora do padrão

Já quando adolescente, por volta dos 15 anos, Behar resolveu inventar um novo aparelho esportivo combinando o esquiar e o windsurf para dar origem a uma mistura de prancha esqui.

A partir daí sua vocação para o design despontou e o jovem decidiu ingressar na Art Center College of Design.

Mas já formado, como Behar não se encaixava no padrão de publicidade por suas ideias originais acabou tendo que abrir sua própria empresa: a Fuseproject.

A criatividade dos objetos de Behar

Uma dos seus primeiros trabalhos de destaque foi um relógio que mostrava as horas tanto horizontalmente como verticalmente criado para empresa de automóveis Mini Cooper.

Outro projeto que mostra o poder de transformação de Behar é um móvel pequeno que fica compacto em um formato vertical e quando aberto vira em um banquinho ou mesa de apoio.

Um jogo de luzes diferente

Nas áreas de luminárias Behar criou projetos revolucionários como, por exemplo, a luminária feita para a Swarovski que muda de forma conforme o desenho que é feito através de um tablet gráfico.

Já a luminária Leaf (Folha) para Herman Miller demorou quase 5 anos para terminar e apresentava uma composição de luz única, onde era possível controlar com um toque na base a intensidade e coloração da iluminação.

Tecnologias humanistas

Em todos os seus trabalhos, a preocupação de Behar era criar objetos originais condicionados a necessidades dos homens, agregando diversos valores como estéticos, financeiros e ambientais.

O fone de ouvido do Aliph Jawbone é um dos exemplos desta tecnologia humanista, onde o aparelho fazia a leitura da pele do cliente e tinha um visual agradável à vista para ser mantido no rosto.

Bebida saudável e divertida

Assim também aconteceu com o pedido de Thomas Arndt, que desejava criar uma bebida saudável e orgânica como substituição do consumo de refrigerantes para crianças.

O projeto de Behar foi a criação da garrafa Y Water, que tinha um formato anatômico e simétrico em todas as posições.

O mais atraente para as crianças é que a garrafa se tornava em um brinquedo, sendo possível inclusive criar novas formas acoplando uma na outra.

Laptop para crianças

No campo social Behar trabalhou no projeto da fundação OLPC (One Laptop Per Child) de Nicholas Negro.

O objetivo era a criação de um laptop desenvolvido para crianças e com valor de venda de 100 dólares. Além de associar educação e tecnologia, o projeto visava incluir um designer cativante e daí a convocatória de Behar.

Para atender ao pedido de Nicholas, o gênio do designer criou um laptop com características próprias ao público infantil:

  • Resistente
  • Teclado compacto
  • Divertido sem parecer um brinquedo
  • Tela anti-reflexo
  • Acabamento em borracha
  • Visual colorido

Óculos infantil versátil

O Projeto “Ver Melhor para aprender melhor” foi outra iniciativa social de Behar para ajudar neste caso as crianças que sofrem deficiência visual.

Para criar um óculo de baixo custo, prático e bonito, o designer utilizou uma armação modular desmontável em duas partes.

O resultado foi um óculo versátil e divertido, podendo ser adaptado em tamanho e cores diversas.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?