Consulte o seu INSS gratuitamente no celular
A Previdência Social disponibiliza o aplicativo Meu INSS, com mais de 90 serviços gratuitos para consultas e requerimentos dos beneficiários sem precisarem pegar filas nas agências.

Aplicativo Meu INSS
Através do aplicativo Meu INSS os aposentados e pensionistas podem ter acesso aos principais serviços que são disponibilizados nas agências, com a vantagem de não precisarem se locomover.
Aliás um dos objetivos do INSS com o aplicativo é facilitar a comunicação direta dos segurados, poupando tempo e agilizando o processo de informação.
Deste modo, a ida até a agência fica apenas para situações específicas como, por exemplo, o exame de perícia para requisição do auxílio doença.
Principais serviços
O Aplicativo Meu INSS – Central de Serviços é desenvolvido pela DataPrev e está disponível nas lojas App Store e na Google Play com mais 5 milhão de downloads.
Entre os mais de 90 serviços gratuitos disponíveis para consultas ou solicitações no Meu INSS destacam-se os seguintes:
- Agendamentos
- Aposentadoria Urbana
- Atualização de cadastro
- Carta de concessão
- Consulta de extratos ou processos
- Consulta Declaração
- Consultar Revisão de Benefício
- Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI)
- Histórico de crédito de benefício
- Localize uma agência
- Resultado de perícia médica
- Salário Maternidade
- Simulação de tempo de contribuição
Consulta de extratos
Para os segurados que precisam fazer a declaração do imposto de renda, pedir um empréstimo ou verificar a margem consignável, o serviço de consulta de extratos é essencial, entre os quais estão disponíveis:
- Extrato previdenciário CNIS
- Extratos de empréstimo consignado
- Extrato de Imposto de Renda
A ferramenta do extrato previdenciário é muito útil para acompanhar se a empresa está realizando as contribuições e recolhimentos corretamente.
Atualizações instantâneas
Qualquer alteração de dados cadastrais deve ser prontamente informada ao INSS para evitar problemas como, por exemplo, o bloqueio do benefício.
O modo mais rápido de atualizar seu cadastro é através do aplicativo, sendo que em alguns casos pode ser necessário também entregar na agência a comprovação do documento.
Para agilizar o processo de atendimento na agência você pode realizar requerimentos e agendamentos através do Meu INSS, basta ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS) ou número do benefício.
Cadastro no aplicativo
Para ter acesso ao aplicativo é necessário fazer o cadastro, que pode ser feito também no site www.inss.gov.br, onde é preciso preencher os seguintes dados:
- CPF
- Data de nascimento
- Local de nascimento
- Nome
- Nome da mãe
- Senha
Algumas informações profissionais registradas na Previdência Social são solicitadas para confirmar a autenticação do usuário e criação da uma senha provisória.
A senha definitiva é definida no primeiro acesso, sendo que o número de CPF é o usuário para fazer login no aplicativo.
Base completa do segurado
Uma vez realizado login você pode acompanhar todo o histórico de sua vida laborativa com ferramentas exclusivas como, por exemplo, a calculadora.
A calculadora permite pesquisar todos os registros do segurado na base de dados do INSS para saber o período que falta completar para ter acesso a aposentadoria ou o período total de contribuição realizada.
Você ainda tem a função de incluir um registro manualmente, caso o mesmo não apareça incluído, para simular o tempo de contribuição.
O cálculo feito para saber o tempo que falta para a aposentadoria pode ser feito tanto por idade como por tempo de contribuição.