Conheça o iCloud para Android e como usá-lo

Demorou, mas a postura rígida da Apple começa a dar mostras de uma maior abertura com outras plataformas. Ao menos, por ora, os usuários do iCloud já podem acessar alguns recursos através do navegador do Android.

Aplicativos
8 meses atrás
Conheça o iCloud para Android e como usá-lo

Apple mais compatível

Tudo leva crer que a Apple esteja caminhando para se tornar uma plataforma mais aberta e compatível com outros sistemas.

Um dos indícios é o suporte do iCloud para navegador Android, inclusive iOS, que permite acessar quatros dos principais recursos sem precisar alterar para a modalidade site desktop.

No entanto, a sincronia não é tão perfeita como funciona no Safari e alguns bugs estão sendo corrigindo.

O navegador em concreto utilizado para os testes foi o Chrome, mas o iCloud no Android funciona no Firefox e Samsung Internet.

Recursos disponíveis

Para ter acesso aos recursos do iCloud você precisa entrar no site icloud.com através de um aparelho celular e digitar seu usuário (endereço de e-mail) e senha.

Em seguida, na tela de abertura de sua conta você pode ajustar as configurações ou acessar qualquer um dos quatros recursos disponíveis:

  • Notas
  • Lembretes
  • Fotos
  • Buscar iPhone

Notas

A aplicação Notas está disponível no Android para digitar observações, mas alguns bugs ainda estão ocorrendo como, por exemplo, a escrita apresenta erros ao carregar o teclado no Chrome.

Já no navegador móvel para iOS o Notas funciona sem problemas tanto para criar, editar e excluir textos.

Lembretes

Outra aplicação disponível é o Lembretes, o qual também apresentou falhas no Chrome para criação de novas listas. O que foi possível fazer é adicionar lembretes às listas que já existiam.

O Lembretes na versão móvel para iOS teve perfeita sincronização para inclusão de lembretes à lista e modificações nas configurações.

Fotos

Um dos recursos mais desejados dos usuários do iCloud para os navegadores da web móvel é a aplicação Fotos.

Novamente a função principal de carregar fotos da biblioteca do iCloud para o Chrome apresentou erro.

Por outro lado, a visualização de fotos Live funcionou diretamente dentro do iCloud, bem como o compartilhamento do link, exclusão de fotos e inclusão em álbuns.

Buscar iPhone

A aplicação Buscar iPhone que permite rastrear qualquer dispositivo da família Apple ligados à sua conta do iCloud funcionou corretamente.

Além de localizar o aparelho em um mapa, você consegue bloqueá-lo, excluir os dados, ativar o modo perdido, visualizar a quantidade de bateria e emitir um som.

Outras opções

Embora os Ajustes da Conta para a versão smartphones do iCloud sejam bastante limitados, é possível controlar o armazenamento e seu ID Apple.

Ao clicar sobre o nome de seu usuário, no canto superior da tela, você tem acesso ao menu de Ajuda ou pode finalizar a sessão.

Nova postura da Apple

Com efeito, os recursos disponíveis do iCloud para o Android são bem limitados se comparados com a versão para computador.

As aplicações Contatos e Calendário, por exemplo, ajudariam muitos usuários para ganhar tempo se estivessem presentes.

Já para quem precisar fazer uma consulta rápida no iCloud através de celular de outra pessoa é uma boa saída.

O mais importante é a nova postura da Apple que deixa um pouco de lado sua rigidez e abre uma porta para a comercialização de aplicativos de plataforma diferentes.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?