Confira as novidades do novo aplicativo da CNH Digital

O novo aplicativo da CNH Digital traz muitas novidades e facilidades para o seu dia a dia. Por isso, vamos trazer aqui tudo que você precisa saber para ficar atualizado e tirar todo proveito do app.

Aplicativos
2 semanas atrás
Confira as novidades do novo aplicativo da CNH Digital

Aplicativo CNH Digital

O aplicativo da CNH Digital não é novidade para ninguém, o Governo liberou o app tem bastante tempo, inclusive ele serve como documento oficial. Mas o app está sempre sendo atualizado. Em uma das suas recentes atualizações, por exemplo, ganhou a funcionalidade de transferência de propriedade veicular.

Carteira de Motorista no celular

Se você é de uma geração como eu, vai concordar que nunca sonhamos em ter um documento “virtual” ou “digital”. Parecia algo muito distante de nossa época, algo que levaria muito tempo para acontecer, provavelmente apenas na geração dos nossos netos ou bisnetos.

Mas o destino adora nos contrariar, e temos visto uma evolução tecnológica gigantesca acontecer em pouco tempo. Hoje já natural utilizarmos diversos documentos na sua forma eletrônica, e um desses documentos é a carteira de motorista, ou CNH Digital.

Além de ter os documentos todos reunidos num único lugar – ou aparelho – você fica a salvo de perder seus documentos. Quem nunca passou pelo dissabor de ter um documento roubado ou perdido? Isso não precisa mais acontecer, basta baixar o aplicativo no celular.

Carteira Digital de Trânsito (CDT)

O aplicativo da CNH Digital teve sua primeira versão lançada em 2017 (sim, você está ficando velho), mas passou por diversas atualizações desde então. Na mais recente o app recebeu um novo nome, e agora se chama Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

O cidadão pode cadastrar sua CNH no celular através deste aplicativo. Além disso, é possível ainda cadastrar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Ambos são documentos válidos e reconhecidos em todo território nacional como documento oficial.

Alertamos para o cuidado na hora de instalar o aplicativo, baixe apenas a versão oficial do Governo, do contrário não terá validade perante as autoridades. (clique aqui para saber mais).

Cadastrar sua CNH Digital no celular

Para cadastrar a CNH no celular é preciso instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo está disponível para Android e iOS. Será necessário, ainda, ter uma conta (usuário e senha) no sistema Gov.br para ter acesso ao sistema.

Se o seu documento físico tiver o QR Code no verso, então bastará escanear o código pelo aplicativo e preencher as informações que serão solicitadas pele sistema. Ao realizar o cadastro do documento o aplicativo pedirá para fazer o reconhecimento facial. Esse reconhecimento conta com a tecnologia Vio, que garante proteção contra fraudes.

Mas atualmente – com o novo aplicativo – é possível também fazer o cadastro mesmo que o documento físico não tenha o QR Code. Para isso, acesse o Portal de Serviços do Denatran e, no menu, clique em “CNH Digital – Ativação”. Depois, basta atualizar as informações pendentes e seguir as instruções de cadastro. O sistema vai proporcionar o QR Code para você.

Cadastrar CRLV Digital no celular

O procedimento para cadastrar o CRLV Digital é igual ao da CNH Digital, e no mesmo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), utilizando o QR Code no verso do documento para fazer o cadastro. A mesma tecnologia Vio é utilizada para garantir a autenticidade e evitar fraudes no cadastro dos documentos.

“A utilização da tecnologia presente no QRCode Vio garante a integridade e autenticidade do documento de licenciamento veicular” explica André de Cesero, diretor do Serpro, e acrescenta ainda que “outra vantagem é a possibilidade de impressão a qualquer momento com uma possível emissão de segunda via”.

Como fazer o cadastro no sistema Gov.br?

Se você ainda não tem conta no sistema Gov.br, será preciso criar uma conta nova, procedimento totalmente gratuito. Para fazer o cadastro siga esse passo a passo:

  • Acesse o Portal Gov.br;
  • Em seguida, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Informe os dados pessoais solicitados pelo sistema: nome completo, CPF, celular e um e-mail válido;
  • Faça a verificação do Captcha em “Não sou um robô” e aceite os termos de privacidade se estiver de acordo com eles;
  • Responda as questões que o sistema apresentar, preencha os campos solicitados e clique em continuar;
  • Valide o cadastro com um código de segurança enviado ao seu e-mail informado ou SMS no celular cadastrado;
  • Por fim, informe novamente o CPF e crie uma senha;
  • Pronto! Seu cadastro está ativo.

Outros serviços do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), também conta com outros serviços que podem ser muito úteis para os motoristas no dia a dia. Colocamos aqui alguns deles:

  • CNH Digital para identificação off-line
  • Aviso de vencimento da sua CNH
  • CRLV digital (CRV + CLA)
  • Compartilhamento do CRLV para até 5 pessoas
  • Indicação do condutor principal
  • Aviso de recall, quando houver para o seu veículo
  • Verificar e gerenciar as infrações do veículo
  • Solicitar impressão dos boletos para pagamento
  • Pagar suas multas com até 40% de desconto
  • Acesso a campanhas de segurança do trânsito do Denatran

Dúvidas Frequentes e Tutoriais

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema pode acessar o site oficial do Denatran e consultar as perguntas frequentes e os tutoriais que estão disponíveis no portal.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?