Confira 5 dicas importantes para ter êxito no home office

O trabalho remoto, ou home office, se transformou numa prática comum durante a pandemia. Devido às restrições de locomoção e à necessidade de manter o distanciamento social, muitas empresas conseguiram contornar a situação implementando o trabalho à distância para seus colaboradores.

Trabalho
2 meses atrás
Confira 5 dicas importantes para ter êxito no home office

Mas essa repentina mudança na rotina de trabalho acaba deixando muita gente meio “perdida”. Por isso, resolvemos trazer para nossos leitores algumas dicas que poderão ajudar nessa fase de transição. Confira!

O que é o trabalho remoto?

Essencialmente, trabalho remoto é aquele trabalho realizado à distância pelo colaborador, através do uso de tecnologias próprias. Ou seja, é a atividade laboral que o colaborador exerce fora do ambiente da empresa, quer seja da sua casa ou de qualquer outro lugar. Diversas atividades podem ser realizadas dessa forma. Também é conhecido como teletrabalho ou home office.

Vantagens do trabalho remoto

Entre as muitas vantagens do trabalho remoto, podemos mencionar o fato de que o colaborador não precisa mais estar presente no escritório, o que permite uma flexibilização de horários muito maior e evita a perda de tempo com o deslocamento.

Os colaboradores ainda contam com a grande vantagem de uma melhor qualidade de vida. Só o fato de não perder horas no trânsito ou de ficar apinhado num transporte público de péssima qualidade boa parte do dia, já representam um grande avanço.

A própria empresa tem muita economia de custos com essa modalidade de trabalho. Não precisa pagar vale-transporte, uma vez que o colaborador vai trabalhar em casa, e também não precisa pagar vale-refeição pelo mesmo motivo.

Além disso, os custos de energia elétrica, limpeza, papelaria de escritório, segurança, e muitos outros ficam reduzidos ao mínimo dessa forma. A empresa ainda conta com mais flexibilidade na contratação de novos funcionários, uma vez que os limites físicos da empresa já não são mais um obstáculo.

No geral, o que as empresas notam é um aumento na produtividade, por incrível que pareça. Mas é claro que, por outro lado, isso traz alguns desafios para a empresa, especialmente quanto à organização do trabalho.

Cuidados na comunicação que devem ser tomados no trabalho remoto

Embora as vantagens do trabalho remoto sejam imensas, para ambas as partes, existem desafios próprios. Para começar, a comunicação com a equipe – pelo fato de não ter aquele contato pessoal – pode ficar mais restrita e formal. Isso pode sim ser um obstáculo, pelo menos até que todos se adaptem ao novo regime.

Além disso, para muitas pessoas essa nova forma de trabalho pode tornar difícil manter o foco. Muitos colaboradores dividem moradias com parentes, ou têm crianças em casa, e manter o foco na atividade empresarial pode representar um grande desafio.

Por isso, é necessário que a empresa converse e analise cada caso concreto. Uma comunicação transparente é a melhor forma de evitar conflitos dessa natureza. Ajudar o colaborador a montar uma rotina de trabalho pode ser fundamental para seu bom desempenho, e a empresa deve auxiliar nessa tarefa.

5 dicas para ajudar no desempenho do trabalho remoto

Como anunciamos no começo, nosso objetivo é trazer para nossos leitores algumas dicas que poderão contribuir para um bom desempenho no trabalho realizado de forma remota. Temos certeza que algumas delas poderão ajudar você nessa nova rotina.

Tenha um lugar adequado para trabalhar: ter um local exclusivo para trabalhar, seja um cômodo da casa ou pelo menos uma mesa, é indispensável para manter a organização de suas atividades. O trabalho realizado dentro do quarto, pior ainda se for na cama, com certeza vai diminuir a produtividade, sem falar na piora da qualidade de vida. É preciso ter um espaço próprio para o trabalho.

Evitar distrações: sem disciplina nada nessa vida tem futuro promissor. As atividades laborais não fogem à regra. O colaborador deve fazer de tudo para evitar distrações. Além de definir um local de trabalho – o que já vai ajudar muito – também é importante estabelecer regras de horários. Durante o horário de trabalho é preciso se afastar de tudo aquilo que possa desviar o foco, como televisão, celular, animais de estimação e até mesmo familiares que possam estar no ambiente.

Estimular a comunicação: essa dica com certeza é de responsabilidade principal da empresa, mas os colaboradores também deverão facilitar e até mesmo solicitar uma comunicação constante. Isso poderá melhorar o desempenho e manter o time alinhado nas atividades laborais, evitando que trabalhos precisem ser refeitos, economizando muito tempo da empresa e dos colaboradores, além de evitar conflitos desnecessários.

Estabelecer metas de médio e curto prazo: a tendência natural do ser humano é relaxar cada vez mais, especialmente se não tiver metas definidas. Por isso, a empresa deve estabelecer metas de médio e curto prazo para que os colaboradores se mantenham engajados nas atividades laborais no trabalho remoto. Assim, metas diárias e mensais poderão contribuir significativamente nos resultados da empresa.

Faça intervalos curtos: isso é uma dica que vale não apenas para o trabalho remoto, mas para qualquer modalidade de trabalho, e que muita gente ignora. Fazer intervalos curtos a cada 2hs, por exemplo, ajuda muito inclusive do ponto de vista da saúde. Intervalos de 5 ou 10 minutos são suficientes. Mudar de posição, alongar pernas e braços, tomar um café ou fazer um lanchinho, ajudam muito a descansar a mente e o corpo, retornando para o trabalho com mais disposição e energia.

Colocando em prática essas dicas simples, com certeza você terá uma qualidade de vida melhor, conseguirá produzir mais e com maior qualidade, e a empresa ficará satisfeita com seu desempenho, o que poderá contribuir para o alavancamento de sua carreira profissional.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?