Comportamento do consumidor de informação está mudando

A pandemia transformou o mundo e o comportamento do consumidor também não é mais o mesmo. O desafio do momento para as empresas é a acompanhar as novas mudanças para apresentar um conteúdo em sintonia com a nova realidade.

Cotidiano
5 meses atrás
Comportamento do consumidor de informação está mudando

O mundo mudou

Muitos setores entraram em crise devido à pandemia, mas houve também alguns que aumentaram seu potencial.

O marketing digital, por exemplo, está em franca expansão, sobretudo porque o comportamento do consumidor está voltado agora para os conteúdos e produtos que podem ser utilizados sem sair de casa.

O isolamento social transformou o espaço de moradia em um local de trabalho, estudo, treino, experiência gastronômica, etc.

O mundo pós-pandemia não será mais o mesmo e as empresas para sobreviverem precisam estar em sintonia com as novas mudanças.

Mercado de trabalho digital

A atual valorização do TI no mercado de trabalho é efeito do estilo home office tão em voga no período de quarentena.

As mais variadas profissões estão tendo que se adaptar com o trabalho remoto, aumentando a demanda por suporte técnico.

Diversos canais no Youtube e páginas de Marketplace estão surgindo como fonte de busca de renda, sendo que muitos tratando da temática de como ganhar dinheiro pela internet.

Ensino a distância

O ensino homeschool tão controverso entre os educadores se tornou uma realidade do dia para a noite com o fechamento das escolas.

O resultado foi o crescimento vertiginoso de buscas na internet por material de ensino à distância, inclusive do próprio ensino público e particular para atender as condições impostas pelo Governo.

Esta nova experiência tem permitido a muitos pais a acompanharem de perto o conteúdo de aprendizado dos seus filhos, auxiliando nos deveres de casa e fortalecendo a unidade familiar.

Nos campos universitários e profissionais muitas pessoas estão percebendo ser mais vantajosa a formação dentro de casa do que com os deslocamentos para as universidades e escolas técnicas.

É claro que as áreas da informática, como TI, são as mais promissórias neste contexto e mostram como o futuro está cada vez mais condicionado ao mundo digital.

Diversão online

As formas digitais de lazer e entretenimento é outra mudança que está ocorrendo e que deve perdurar mesmo depois da pandemia.

O fechamento das academias favoreceu o crescimento por vídeo aulas de treinos em casa que lucram com a monetização das visualizações.

A maior novidade veio com o surgimento das transmissões de shows online, iniciada por Gusttavo Lima, que estão sendo um verdadeiro show de acessos simultâneos e abrindo uma alternativa promissora para divulgação da classe artística.

Sem falar das plataformas de streaming de filmes, séries, músicas e jogos que cada vez mais estão revolucionando o consumo de mídias.

Atendimento a domicilio

O delivery é o grande sistema de venda do momento, não apenas dos restaurantes que estão fechados mas dos ramos de negócios em geral.

Por outro lado, a crise financeira e os cuidados para uma vida saudável têm obrigado muitas pessoas a produzirem suas próprias coisas, desde sua alimentação até o corte de cabelo.

Mesmo assim uma nova tendência em crescimento é o atendimento a domicílio para os serviços presenciais, tais como salão de beleza e pet shop.

Aliás, um dos maiores aprendizados para as empresas desta nova realidade é o aumento do lucro com a redução da máquina de negócio.

O desafio do pós-pandemia

Um dos principais desafios no mundo pós-pandemia é identificar quais serão os novos hábitos dos consumidores.

Atividades tão comuns como férias, viagens, eventos e casamento foram colocadas de lado e o ritmo de volta está cheio de inseguranças.

As empresas precisam acompanhar as mudanças da sociedade para estabelecerem novas estratégias de mercado e lançarem produtos em sintonia com o mundo atual.

O turismo, por exemplo, não será mais o mesmo e vai precisar de muito planejamento para se recuperar do impacto negativo gerado.

Com efeito, o instrumento do momento é a apresentação da informação, que deve ser transmitida com muita responsabilidade, solidariedade e segurança para trazer o otimismo dos consumidores de volta.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?