Como vão funcionar as mensagens autodestrutivas do WhatsApp?

A nova ferramenta de mensagens autodestrutivas no WhatsApp vai chegar primeiro aos bate-papos de grupos, permitindo determinar o tempo de duração de uma mensagem entre cinco segundos ou uma hora.

Aplicativos
7 dias atrás
Como vão funcionar as mensagens autodestrutivas do WhatsApp?

Na linha da privacidade

O primeiro aplicativo a oferecer a função de envios que se autodestroem foi o Snapchat. A solução parece que agradou ao público, pois Signal, Telegram, Messenger e Gmail acabaram seguindo a moda.

Agora chegou a vez do WhatsApp que está preparando para lançar a opção das mensagens que se autodestroem.

Mensagens autodestrutivas

Embora o recurso ainda não esteja disponível, WABetanInfo divulgou imagens que mostram que os testes já estão sendo feitos para os usuários poderem enviar mensagens com um tempo personalizado de exibição.

O projeto é permitir em um primeiro momento que as mensagens trocadas em grupos tenham uma duração determinada de acordo com o usuário:

  • Desligada
  • Cinco segundos
  • Uma hora

Com efeito, ao criar um grupo o administrador pode escolher que todas as mensagens postadas no chat sejam destruídas automaticamente.

Eliminação completa

A nova ferramenta estará disponível nas configurações do grupo (Group settings) na opção “Disappearing Messages”.

Mas ao contrário do que acontece quando atualmente excluímos uma mensagem recém-enviada, uma vez ativada a função das mensagens que se destroem sozinhas nem mesmo haverá faixas disponíveis no chat.

Versão de teste

Pelas imagens divulgadas a versão do WhatsApp que terá a nova ferramenta incorporada é a 2.19.275 do sistema Android, mas ainda não há data de lançamento anunciada.

Seja como for, tudo levar crer que a função de autodestruição também seja compartilhada para o sistema iOS e esteja disponível para as trocas de mensagens privadas.

Mais novidades

Mas as novidades não param por aí. Outros recursos para o WhatsApp estão sendo testados para serem liberados:

  • Novos emojis
  • Reprodução de áudios pelo menu de notificações
  • Facebook Pay
  • Suporte ao dark mode no iOS 13

A nova tendência do modo escuro também deve chegar para o Android com o lançamento da versão 10. Assim todas as abas do WhatsApp vão ficar escurecidas e com as fontes claras.

O Facebook Pay, por sua vez, vai permitir incluir meios de pagamentos dentro do WhatsApp para os usuários enviarem e receberem dinheiro.

Investindo em segurança

Em realidade, com a onda de polêmicas sobre os vazamentos de mensagens de personalidades o WhatsApp tem investido mais em funcionalidades de segurança para garantir a privacidade dos usuários, entre as quais já estão liberadas:

  • Autenticação por impressão
  • Criptografia de ponta-a-ponta
  • Denunciar spam no aplicativo
  • Verificação em duas etapas

Programa de testes

Se você quiser ser um dos primeiros a testar as novidades do WhatsApp pode se inscrever no programa de testes do WhatsApp.

Como o próprio WhatsApp explica, existe o risco de acontecer erros e instabilidades com a instalação das versões de testes.

Quem estiver de acordo bastar selecionar a opção “tornar-se um testador” que a versão beta será baixada automaticamente.

Por outro lado, se a versão de teste tiver muito bugs ou travamentos você tem a opção de abandonar o programa de testes e voltar para a versão pública.

Tenha em mente que as versões experimentais estão disponíveis apenas para o Android, pois não existe um programa oficial de testes para os usuários do iPhone.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?