Como vai funcionar o Encceja 2021?

O Encceja 2021 é a alternativa mais rápida e prática de obter o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental para quem não conseguiu terminar a escola durante a idade regular.

Educação
3 semanas atrás
Como vai funcionar o Encceja 2021?

Certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) promove todo ano o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para aquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio dentro da idade prevista.

Trata-se de um exame para avaliar se o participante atinge a pontuação mínima de competência para obter o certificado de conclusão da escola.

Declaração parcial de Proficiência

Em caso de obtenção da nota mínima em pelo menos uma das provas o candidato recebe uma declaração parcial de proficiência.

Com efeito, no ano seguinte o participante pode tentar novamente a certificação completa realizando apenas as provas em que não foi aprovado.

Facilidade para concluir o ensino escolar

Com o mercado de trabalho tão acirrado o certificado de conclusão do primeiro e segundo grau de escola se tornou algo fundamental para concorrer a qualquer vaga de trabalho.

Mas como muitas pessoas que não conseguiram durante a idade regular concluir a escola e não tem tempo para frequentar uma sala de aula novamente, o ENCCEJA é uma alternativa rápida para obter o diploma.

É claro que para ser aprovado é preciso se preparar bem para o exame destinado aos jovens e adultos, sendo não há custo nenhum de participação.

Calendário do Encceja 2021

Devido à pandemia do Coronavírus o Encceja 2020 foi cancelado e o do próximo ano ainda não tem o calendário divulgado.

Com base no exame do ano 2019 pode se ter uma ideia de como será o cronograma do Encceja 2021:

  • Lançamento do Edital – Março
  • Inscrições no Encceja – Abril
  • Solicitações de atendimento especializado – Abril
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição – Julho
  • Aplicação das provas – Agosto
  • Divulgação dos resultados – Dezembro

Inscrição e requisitos

A inscrição do Encceja é feita pela internet com base nos documentos do RG e CPF.

Para a prova de certificação do ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e a prova para o ensino médio só é permitida a partir dos 18 anos.

Preparação para o exame

O material didático para preparação do Encceja é fornecido gratuitamente pelo Inep através de apostilas que podem ser baixada em sua plataforma oficial.

Os conteúdos das disciplinas referentes ao ensino fundamental e médio estão divididos em livros do professor e do estudante.

Uma das melhores maneiras de se preparar para o exame é estudar com base nas provas dos anos anteriores.

Disciplinas do exame

Para os participantes da certificação do ensino fundamental o exame consta de uma redação dissertativo-argumentativa e quatros provas, com 30 questões cada, sobre as seguintes disciplinas:

  • Ciências Naturais
  • História e Geografia
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Matemática

Já os que buscam a conclusão do ensino médio também são realizadas uma redação e quatro provas com relação às disciplinas abaixo:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Matemática e suas Tecnologias

Condições do exame

Para a realização do Encceja é necessário apresentar um documento de identificação com foto para entrar no local da prova e estar munido de uma caneta de material transparente e de cor preta.

O exame é feito em um único dia divido entre o período da manha e da tarde e todas as provas – com exceção da redação – são de múltiplas escolhas, sendo que apenas uma opção deve ser assinalada como correta.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?