Como usar produtos de limpeza corretamente

Os produtos de limpeza devem ser usados de acordo com sua finalidade sob o risco de perderem o efeito e gerar um ambiente tóxico, além de que os fabricantes estabelecem instruções de uso para o melhor rendimento.

Casa e jardim
2 meses atrás
Como usar produtos de limpeza corretamente

Limpar direito e com economia

Para economizar dinheiro não precisa só cortar gastos, mas você pode também mudar pequenos hábitos em sua casa, como utilizar corretamente os produtos de limpeza.

Seja você que faça ou sua empregada, para manter a casa limpa são necessários cuidados diários, bem como muitos produtos.

Curiosamente, muitas dicas e instruções para render melhor o material de limpeza constam no próprio rótulo.

Mas como a maioria das pessoas não se atém para esses detalhes você pode aprender agora como deixar a casa em ordem sem gastar muito.

Cuidados na hora da compra

A poupança com os produtos de limpeza começa na hora de fazer as compras. Mais do que pagar pelos materiais baratos, você deve tomar cuidado em escolher os frascos bem vedados e deixar tudo embalado separadamente para não vazar durante o transporte.

Vale muito a pena também escolher produtos que tenham opção de refil, assim a próxima compra fica mais barata.

Como não existe uma fórmula mágica para economizar com limpeza é preciso pelo menos uma vez ler as recomendações de cada produto para saber sobre a aplicação correta.

Banheiros e cozinha

A limpeza de banheiros e cozinha deve ser feita com desinfetantes para eliminar bactérias e germes.

Você pode também usar água sanitária utilizando o produto puro. A diferença é que o ambiente não vai ficar perfumado.

Se o local estiver com sujeira muito incrustada nos azulejos e pisos o ideal é o uso da água sanitária. Apenas tome o cuidado de manter o espaço bem arejado para evitar intoxicação.

Seja como for, para a perfeita higienização é precisar deixar o produto agir durante alguns minutos conforme orientação do fabricante.

Como estamos em um período de pandemia é recomendável passar um pano com álcool 70% nas superfícies que haja contato com as mãos, como nas maçanetas.

Removendo a gordura

As partes da cozinha que estejam engorduradas, como o fogão, o mais adequado é usar multiuso ou desengordurante quando houver excesso.

O sapólio é excelente para limpar superfícies de inox sem riscar e deixando com muito brilho.

Melhor rendimento do detergente

Para o uso de detergente líquido para a lavagem da louça não aplique o produto diretamente na esponja.

Utilize um pote para despejar 10 ml de detergente em 300 ml de água e umedeça a esponja a cada lavagem.

Como a base do detergente é neutra serve para limpeza menos profundas de diversas superfícies, tais como pisos e janelas.

Vidros brilhando

Para não deixar os vidros embaçados utilize limpa-vidros que permitem deixar a superfície nítida e brilhante.

Você pode usar também limpa-vidro caseiro misturando em um borrifador 100 ml de vinagro branco em 200 ml de água.

O pano utilizado para a aplicação do produto não pode estar soltando fiapos. Caso a área seja pequena prefira toalha de papel.

Outro detalhe é que o movimento de passar o pano ou papel deve ser feito em uma única direção de modo uniforme.

Lustra-móvel com moderação

As superfícies de madeira podem ser limpas com um pano levemente úmido e uma vez por semana com lustra-móveis.

O lustra-móvel deve ser aplicado sobre uma flanela e não diretamente na madeira. Nunca utilize o produto em madeira rústica para que não ocorram manchas.

Economia prejudicial

Tenha em mente que por mais que desejemos economizar na hora da limpeza não se pode utilizar produtos fora da finalidade.

Do contrário, a combinação entre produtos diferentes, como sabão em pó e alvejante, acaba anulando o efeito da limpeza e ainda podem gerar um ambiente prejudicial a saúde.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?