Como usar com segurança os serviços da Uber?

Nosso país tem um vasto território, com centros urbanos que cresceram – muitas vezes – desordenados, com áreas marginalizadas e altos índices de criminalidade. A mídia expõe todos os dias as tragédias e a violência de assaltos. Por receio do desconhecido, muitas pessoas não utilizam os aplicativos de viagens particulares como o da Uber. Para evitar essa sensação de insegurança e permitir que as pessoas usem seus serviços, a Uber possui mecanismos para coibir situações inesperadas ou perigosas. Acompanhe nossas orientações para uma corrida tranquila!

Tecnologia
12 meses atrás
Como usar com segurança os serviços da Uber?

Quais são os requisitos para ser motorista da Uber?

Antes de fazer parte da plataforma Uber e começar a dirigir, seu motorista precisa cumprir diversos requisitos. Além dos critérios básicos, como possuir a CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada) e um veículo em perfeito estado de conservação, seguindo alguns padrões específicos, motoristas da Uber passam por uma criteriosa avaliação de segurança, sendo realizadas pesquisas sobre antecedentes criminais em todo o território nacional, em parceria com a Serpro, empresa de TI do Governo Federal.

A checagem de dados é feita em tempo real, analisando informações fornecidas pelos motoristas, como nome, data de nascimento e número de identidade, além, da validade da carteira de habilitação. As fotos também são verificadas digitalmente. A cada doze meses é realizada uma nova checagem. Toda essa tecnologia ajuda a prevenir fraudes e aumenta a confiabilidade no serviço oferecido pela plataforma.

Sua segurança quando o carro chegar

A Uber consegue fazer um excelente controle para garantir sua segurança, mas você também precisa ficar atento. Após solicitar a sua corrida, aparecerá no mapa o caminho que seu motorista está percorrendo para chegar a você. Na parte inferior da tela aparecerá o modelo e a placa do carro, bem como o nome do motorista junto com a sua avaliação. Fique sempre atento à placa do carro e antes de entrar confirme o nome do motorista.

Uber Dicas Segurança
Uber Dicas Segurança

Compartilhe a corrida com alguém de confiança

Se as informações do aplicativo estavam condizentes com a realidade, e com você já dentro do carro – sempre usando o cinto de segurança – agora é o momento de iniciar a corrida. Não há necessidade alguma de qualquer contato físico com o motorista, apenas seja cordial.

Para aumentar sua segurança, você pode compartilhar a corrida em tempo real com qualquer pessoa, basta compartilhar um link. Durante o trajeto clique em “detalhes da viagem” e em seguida “compartilhar rota”. Insira o número de celular da pessoa com que você deseja compartilhar sua viagem. No celular da pessoa, aparecerá uma notificação para que ela acompanhe sua corrida. Você também tem a opção de copiar o link e mandar diretamente para algum contato do Whatsapp ou SMS.

Como chamar a Polícia se necessário?

Esperamos que sua viagem transcorra tranquilamente, mas em alguns casos extremos, pode ser necessário pedir ajuda policial e isso pode ser feito pelo próprio aplicativo. Clique no terceiro ícone localizado na direita da tela e será aberta a Central de Segurança. Depois, clique em “Chamar a Polícia”. A tela de Ligações do seu dispositivo será ativada e realizará a chamada para a Polícia.

Infelizmente, estamos sujeitos a esse tipo de precauções e expostos a riscos diários. Porém, seguindo essas dicas e tendo bastante cautela, você fará ótimas viagens e aproveitará todos os excelentes recursos da Uber.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?