Como saber se o seu CPF está sendo usado por outra pessoa

Uma dúvida muito frequente e que tira o sono de muita gente é saber se o CPF está sendo usado por outra pessoa. Tem inclusive quem não fale o CPF por telefone, com receio de que ele seja utilizado para fins criminosos.

Cotidiano
4 dias atrás
Como saber se o seu CPF está sendo usado por outra pessoa

Infelizmente, o número de fraudes, os famosos “golpes” se multiplicam cada vez mais, não só no Brasil como no mundo todo. Com o avanço rápido da tecnologia de informação, nem sempre conseguimos acompanhar as diversas novidades do mundo digital, e muitas vezes ficamos expostos a cair nas armadilhas das gangues cibernéticas.

Como saber se estão usando o meu CPF?

A resposta curta é que não existe uma forma ou método infalível para descobrir se alguém está utilizando o seu CPF. Isso porque as bases de dados em nosso país ainda não são completamente integradas, e nem sempre a fonte de consulta que utilizamos vai ter acesso a uma possível utilização.

Mas existem algumas formas de prevenção que poderão evitar que isso aconteça, e ainda alguns métodos que podem ser utilizados para monitorar as atividades do seu CPF, embora alguma coisa possa escapar.

A primeira medida para saber se o seu CPF está sendo utilizado é prestar atenção na sua rotina e tentar identificar algo que fuja dos seus padrões normais, como por exemplo cobranças de dívidas que você desconhece a origem, ou ter o seu nome negativado por alguma instituição governamental.

Esses sinais podem ser indícios de que alguém está usando o seu CPF para fraudar estabelecimentos ou prestadores de serviço. Então, uma consulta rotineira aos órgãos competentes (como o SERASA) pode ajudar a evitar dores de cabeça futuras.

Como monitorar o seu CPF

Existe mais de uma forma de realizar a consulta das atividades do seu CPF, mas aqui vamos apresentar duas que são as mais eficazes e mais conhecidas dos brasileiros, justamente por seu maior alcance em base de dados.

Uma delas é através do Serasa onde você pode consultar o seu CPF mediante um cadastro e a criação de usuário e senha. No Serasa você poderá consultar não apenas o seu CPF (para verificar a existência de dívidas), mas também o seu Score, solicitar crédito e até mesmo negociar dívidas em aberto.

Outra boa opção de consulta é o Boa Vista, onde você pode consultar o CPF e Score, bem como aproveitar de outros serviços como o “Radar Pessoal” que te envia alertas da situação do CPF, ou ainda o “SOS Cheques e Documentos” caso você perca algum deles e queira registrar um alerta para evitar que sejam usados de forma fraudulenta. Alguns desses serviços são pagos.

Passo a passo para fazer a consulta

Caso você ainda não tenha uma conta, vamos fazer um passo a passo de como criar uma no Serasa e consultar o seu CPF. Não se preocupe, é simples e rápido. Veja abaixo como fazer:

  • Acesse o site serasa.com.br
  • Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora”;
  • Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso;
  • Serão solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail. Você precisará criar uma senha e fazer a verificação através do celular ou e-mail cadastrado;
  • Você receberá a confirmação por e-mail ou SMS. Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”;
  • Depois disso você já poderá ter acesso às informações do seu CPF.

No caso do Boa Vista a tarefa é ainda mais fácil. Confira a seguir:

  • Acesse o site do Consumidor Positivo;
  • Inicie o cadastro com o seu CPF;
  • Preencha seus dados pessoais para criar a conta;
  • Faça a confirmação da sua conta;
  • Já poderá consultar as informações do seu CPF.

O que fazer se meu CPF estiver sendo utilizado?

A primeira medida que você deve tomar se alguém estiver usando o seu CPF é não perder a calma. Com a cabeça fria, realize um B.O. assim que possível. Isso pode ser feito numa delegacia de polícia ou até mesmo online. Além disso, é conveniente que você informe o SPC Brasil através do serviço SPC Alerta de Documentos.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?