Como recuperar mensagens que foram excluídas no WhatsApp

Quem pode dizer que nunca apagou sem querer alguma mensagem importante no WhatsApp? Acontece com mais frequência do que se imagina, as pessoas por distração ou até mesmo porque o dispositivo físico quebrou ou foi roubado, enfim, diversas situações podem levar alguém a perder as mensagens do app. Não tem problema, é possível resgatar a maior parte delas.

Tecnologia
6 meses atrás
Como recuperar mensagens que foram excluídas no WhatsApp

Onde as mensagens ficam armazenadas?

Claro que se é possível recuperar as mensagens é porque uma cópia delas existem em algum lugar. De fato, o WhatsApp trabalha com sistema de backup por onde as mensagens trocas por meio do aplicativo ficam gravadas localmente ou na nuvem.

Como o sistema de backup não é contínuo, ou seja, não é feita uma cópia a cada mensagem enviada, é possível que as mensagens mais recentes não estejam guardadas. Mas se você perdeu muitas conversas, com certeza a maior parte delas estará armazenada.

Por isso, é importante ter o backup do aplicativo ativado, caso contrário não terá nada pra recuperar. Pra ativar entre em Configurações > Conversas > Backup de conversas e ative o sistema automático, cujos opções são: diariamente, semanalmente, mensalmente.

Como recuperar as mensagens perdidas ou apagadas no Android?

Para quem utiliza Android como sistema operacional do aparelho o procedimento para recuperar mensagens que estejam no backup deve seguir esses passos abaixo:

• Entre em Configurações > Aplicativos > WhatsApp > Armazenamento > Limpar dados
• Na janela seguinte clique em Ok, mas antes disso certifique-se que realmente existe um backup feito anteriormente
• Ao abrir o aplicativo depois de ter limpado os dados, será preciso entrar com seu número novamente (deve ser o mesmo do backup), aguarde a verificação
• O WhatsApp começará a buscar backups automaticamente
• Em seguida, aparecerá uma tela de “Backup encontrado”
• Clique em “Restaurar” e aguarde o final do procedimento

ATENÇÃO: se seu objetivo é recuperar uma mensagem que foi apagada sem querer, você NÃO deve realizar um novo backup antes da restauração, pois ficaria gravada apenas a última cópia de suas conversas. Por isso é importante ter o backup automático ativado.

Um outra forma de recuperar as mensagens: backup local

Existe ainda uma outra forma de recuperar mensagens que foram apagadas, procedimento que pode ser feito quando o anterior não trouxe o resultado esperado. O próprio aplicativo guarda localmente (no aparelhe de celular) o backup das conversas, e pode fazê-lo com até 7 versões. Os backups locais são salvos em /WhatsApp/Databases.

Entretanto, o WhatsApp sempre prefere o backup do Google Drive para executar a restauração. Por isso, você deverá apagar a cópia que se encontra lá para poder utilizar o backup que se encontra armazenado localmente. Para excluir os passos são os seguintes:

• Entre em drive.google.com e vá em “Configurações”
• Em seguida, clique em “Gerenciar aplicativos”
• Vá até o fim da página e procure por WhatsApp Messenger
• Clique em Opções > Excluir dados ocultos de aplicativos

Feito esse procedimento já será possível restaurar as conversas com base no backup local. Mas é um pouco mais difícil que no modo anterior. Para fazê-lo será preciso de um “Gerenciador de Arquivos” ou “File Manager”. Caso não possua nenhum pode baixar no Google Play. Depois siga esta passo-a-passo:

• No gerenciador de arquivos, vá até /WhatsApp/Databases
• Confira se o arquivo mais recente (que terá um nome parecido com msgstore.db.crypt9) foi modificado na data desejada
• Caso não seja a data que você quer, modifique para um dos backups encontrados
• Desinstale e reinstale o WhastsApp
• Quando for novamente aberto o aplicativo irá detectar que há um backup salvo e vai iniciar a restauração

Como recuperar as mensagens perdidas ou apagadas no iPhone?

Para quem usa iPhone a história é um pouco diferente. A única forma de fazer backup é através do iCloud, o aparelho não permite backups locais. Por isso é ainda mais importante manter o backup automático ativado, o que pode ser feito em Ajustes do WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas.

Caso o backup esteja ativado verifique a data do último que foi realizado e veja se ele terá a conversa que foi apagada. Em caso afirmativo, pode proceder com a restauração seguindo os seguintes passos:

• Desinstale o WhatsApp e depois o instale novamente
• Ao abrir o aplicativo e inserir o mesmo número de telefone, o WhatsApp irá detectar que há um backup salvo no iCloud
• Siga as instruções na tela para restaurar seu histórico de conversas e pronto

Como recuperar as mensagens perdidas ou apagadas no Windows Phone?

No Windows Phone o procedimento é praticamente o inverso do iOS, pois não é possível fazer backups na nuvem mas apenas localmente no próprio dispositivo. Para proceder com a recuperação das conversas siga estes passos:

• Entre em Mais (botão de reticências) > Configurações > Conversas e chamadas
• Clique em “Backup”, será exibido o horário em que o último foi feito. ATENÇÃO: não toque em backup novamente, pois um novo backup começará a ser feito, substituindo aquele no qual estão as conversas desejadas
• Desinstale e reinstale o WhatsApp e ao abrir inicie o procedimento de restaurar o histórico, para isso basta tocar em “Recuperar” na tela que aparecerá informando que um backup foi encontrado

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?