Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp

Se você se arrependeu de ter apagado alguma conversa no WhastApp, saiba que o problema tem solução. O próprio aplicativo faz um backup automático das mensagens e oferece opções de restauração.

Tecnologia
3 meses atrás
Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp

Restaurando mensagens

Mesmo após ter apagado as mensagens no WhatsApp é possível recuperar o conteúdo no Android, bem como nas plataformas iPhone e Windows Phone.

Geralmente, o problema de eliminar mensagens surge sem querer quando se está tentando exportar ou arquivar conversas.

A solução está em utilizar o sistema automático de backup das mensagens que armazena os dados na nuvem ou localmente.

Backup pelo Google Drive ou local

Através da plataforma Android estão disponíveis as duas opções de restauração de backup: via Google Drive ou local.

Tenha em mente que apenas as mensagens recentes, feitas após o backup, não se consegue fazer a restauração.

As outras, mesmo antigas ou excluídas, ficam armazenadas em algum pacote de backup. A regra vale também para mensagens que foram apagadas por outros usuários.

Mas para a função funcionar é preciso que a opção de backup nas configurações esteja ativa. Portanto, para a segurança de seus dados nunca deixe essa opção desativada.

Recuperação pelo Google Drive

Para a restauração no Google Drive não há propriamente um botão para acionar, pois o próprio sistema se encarrega do backup e da recuperação.

Se você quiser iniciar um teste do processo de restauração basta apagar suas mensagens acionando a opção “limpar dados” através dos seguintes menus: Configurações/Aplicativos/WhatsApp/Armazenamento.

Clique em “OK” na janela seguinte para confirmar a operação e não tenha receio, pois depois vamos fazer a restauração das mensagens.

Em seguida será preciso abrir o WhatsApp e informar novamente o número de telefone, uma vez que todos os dados foram limpos.

Para funcionar a recuperação do backup, é importante entrar com o mesmo número que estava sendo utilizado, bem como a mesma conta do Google.

Como processo de restauração é automático, basta apenas clicar em “Restaurar” quando o aplicativo informar a mensagem: “Backup encontrado”.

Um cuidado importante, antes de iniciar o processo de restauração, é de não clicar em fazer backup. Do contrário, todas as mensagens que foram apagadas não serão restauradas.

Limpando o histórico no Google Drive

Você pode também recuperar as mensagens apagadas por meio do backup local, mesmo porque o WhatsApp automaticamente guarda até 7 versões na memória do celular, além do que a mais atualizada é enviada ao Google Drive.

Mas para iniciar o processo de recuperação local é preciso primeiro deletar o backup do Google Drive, uma vez que o aplicativo sempre tem a preferência de restaurar os arquivos que estão na nuvem.

Com efeito, a exclusão dos dados no Google Drive é feita através de um computador, acessando o endereço drive.google.com e entrando em “Configurações”.

Em seguida, você vai localizar à esquerda o menu “Gerenciar de aplicativos”, que por sua vez vai abrir a janela com todos aplicativos conectados ao Google Drive.

Localize o WhatsApp Messenger, se necessário role até o fim a barra, pois os aplicativos estão por ordem alfabética.

Para deletar todo o seu backup selecione o menu “Opções” e clique em “Excluir dados ocultos de aplicativos”.

Pronto, agora você já pode iniciar a recuperação através do backup local.

Recuperação pelos dados locais

Todos os backups locais ficam armazenados na pasta /WhastsApp/Databases. Mas somente com um gerenciador de arquivos você consegue acessar os arquivos.

Em geral, os smartphones estão equipados com um aplicativo com um nome parecido com Gerenciador de Arquivos como, por exemplo, Arquivos.

Se não encontrar você pode procurar também seguindo as opções: Configurações/Armazenamento e USB/Interno/Explorar.

Outra opção é baixar um aplicativo de gerenciamento de arquivos no Google Play como, por exemplo, o File Manager.

Já na pasta Databases localize o arquivo de backup mais recente. Se você tiver um cartão SD, procure também na mesma pasta registrada na memória externa.

Entre a lista de arquivos, o mais recente deve contar com o nome msgstore.db.crypt9. Se não estiver, então é preciso renomear o arquivo iniciado com msgtores – acrescido com a data mais recente que seguem o padrão ano, mês e dia – com o mesmo endereço indicado acima.

Desinstale o WhastApp e faça a instalação novamente em seguida. O aplicativo automaticamente vai fazer a restauração do backup salvo, logo após a configuração.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?