Como planejar uma viagem e economizar muito

Uma das partes mais importantes de uma viagem, se não a maior, é o planejamento e atualmente está muito mais fácil, pois você consegue fazer toda a programação, saber o visual de um ponto turístico ou horários de picos de um bar que você deseja visitar antes mesmo de embarcar para o seu destino.

Viagem e turismo
1 ano atrás
Como planejar uma viagem e economizar muito

Passagens aéreas

Para muitos destinos, a passagem aérea representa o maior investimento da viagem, por isso é importante saber economizar e aproveitar ainda mais o destino.
Se você não costuma pontuar suas milhas (mas deveria), portanto não tem saldo suficiente para “tirar” a sua passagem, existem sites que compram passagens com milhas e revendem aos consumidores por preços promocionais. São exemplos, o site 123milhas e Maxmilhas.

Para comparação de preços e datas vale muito a pena usar o Google Voos, que permite comparar preços em datas próximas da desejada.

Sites de viagens como Decolar.com, Americanas.com Viagens, Buscapé Viagens são boas para comparar preço de voos, ainda mais se você ainda não escolheu as datas. Neste caso, é possível criar um alerta para o destino desejado, assim você recebe por e-mail quando houver um preço especial.

Dica 1: em sites de viagens, uma opção muito interessante é navegar em modo ou janela anônima. Isso faz com que o site não use seus históricos de busca, sendo possível achar o melhor preço para as passagens.

Dica 2: você já viu quanto custa uma passagem aérea em cima da hora? Os especialistas recomendam comprar as passagens até 54 dias antes da data programada. Isso faz com que você ache os melhores preços, podendo ter descontos de até 50%.

Acomodação

A questão acomodação depende muito do seu estilo de vida e o que você espera fazer durante a viagem.

Para quem quer gastar pouco e ter experiências locais: você já ouviu um termo chamado Couchsurfing? Ele representa uma rede social onde é possível achar pessoas que oferecem a casa ou um quarto para você ficar totalmente grátis. É baseado em avaliações de viajantes e anfitriões e a ideia é que você tenha uma experiência local. Falando em experiências locais, vale a pena dar uma olhada no site Airbnb. Lá você pode alugar tanto casas ou quartos, quanto comprar experiências.

Gastar pouco em um Hostel: se você viaja sozinho ou não se importa de dividir um quarto, um local interessante para se hospedar são os hostels. Nesse tipo de acomodação você conhece muitas pessoas e compartilha experiências, sem falar do ar hipster que quase todos os hostels possuem.

Se você preza por conforto ou é mais tradicional: mesmo depois de tantas opções você ainda decidir por um hotel, dá pra pesquisar em sites como o Booking, Decolar.com, Trivago e Hotel Urbano.

Dica: se você quiser economizar ou não pode alugar um carro, vale a pena escolher um hotel (ou qualquer outra acomodação) que fique próximo ao metrô, em muitos países existem tarifas semanais que são mais baratas, como no metrô em NY.

Para não haver imprevistos

Use a tecnologia ao seu favor, monte o roteiro antecipadamente. Você sabia que em determinados dias da semana museus e outras atrações costumam ser mais baratas? Além disso, é possível traçar um roteiro completo, descobrir novos lugares, preços de atrações ou restaurantes e ver as avaliações de quem já visitou aquele lugar. Para isso, use as próprias avaliações do Google ou sites como o TripAdvisor.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?