Como pagar suas contas pelo WhatsApp

Ficou muito mais fácil agora enviar ou receber dinheiro para parentes e amigos através do novo recurso de pagamento do WhatsApp, que permite inclusive realizar vendas pela versão empresarial.

Aplicativos
1 semana atrás
Como pagar suas contas pelo WhatsApp

Recurso de pagamentos no WhatsApp

O novo recurso de pagamento via WhatsApp foi anunciado dia 15 de junho e oferece o serviço de tanto enviar como receber dinheiro pelo sistema de mensagem.

A novidade é válida para os aparelhos com Android e iOS, bem como para versões pessoais ou comerciais do WhatsApp.

Desde o início do ano o recurso estava disponível em fase de teste na Índia e agora será implementado no Brasil gradativamente durante as próximas semanas.

Extrato das movimentações

O pagamento pelo WhatsApp funciona através do Facebook Pay, onde o usuário cadastra um cartão de crédito ou débito.

Todas as movimentações financeiras ficam registradas na opção “Pagamentos” junto ao menu “Ajustes” da barra de configurações.

No extrato bancário as transações aparecem como “FBPAY-WA” ou “FBPAY*WA” e no histórico de pagamento do WhatsApp o processo pode ser verificado com os seguintes status:

  • Solicitado
  • Processando
  • Pendente
  • Efetuado
  • Não efetuado
  • Expirado

Condições para o serviço

O limite máximo para realizar uma transação é de R$ 1 mil, sendo que não é possível ultrapassar o valor total de R$ 5 mil por mês e nem realizar mais de 20 transações por dia.

Não há nenhuma cobrança de taxa para os usuários de contas pessoais pelo uso do serviço de transferência ou pagamentos por cartão, nem para quem envia ou recebe dinheiro.

Já para a empresa que utiliza o WhatsApp Business o número de transações são livres, mas há uma tarifa de 3,99% aplicada pelo processamento de cada venda.

Parceria com o Facebook Pay

O Facebook que administra o recurso do Facebook Pay também é o responsável pelo WhatsApp desde o ano de 2014.

Mesmo assim não é preciso possuir uma conta na maior rede social do mundo para utilizar o sistema de pagamento no WhatsApp.

Configuração do novo recurso

Para configurar o Facebook Pay no WhatsApp é preciso clicar no ícone em forma de clipe dentro do campo “Digite uma mensagem”.

Em seguida, no menu que aparece com diversas funções é preciso selecionar “Pagamentos” e incluir o valor que deseja transferir.

A próxima etapa é clicar em “Começar” para aceitar os termos de compromisso, registrar seus dados pessoais, como CPF e nome completo, e criar um PIN para o uso do recurso de pagamento.

Por fim, você tem que adicionar um cartão de débito ou crédito como forma de pagamento e validá-lo através do código de verificação.

Modalidades de pagamento

Como o recurso acaba de ser lançando apenas os bancos Sicredi, Banco do Brasil e Nubank estão participando desta parceria, assim como somente são aceitas as bandeiras Mastercard e Visa.

Tenha em mente que o sistema de transferência é feito só por meio de cartões de débito e não funciona com a modalidade crédito e nem como um DOC ou um TED.

O cartão de crédito, por sua vez, pode realizar pagamentos para as empresas cadastradas no WhatsApp Business.

Seja como for, as transferências não funcionam pelo WhatsApp no computador ou WhatsApp Web.

Pagamento pessoal e jurídico

Você pode solicitar dinheiro em grupos, onde todos terão acesso ao valor e aos dados sobre o pagamento.

Para quem recebe uma cobrança basta clicar em “Aceitar pagamento”, caso já tenha feito a configuração do Facebook Pay.

As empresas que desejam vender serviços ou produtos pela plataforma do WhatsApp Business precisam também configurar uma conta Cielo.

A vantagem é que o recurso dispensa o uso de maquininha e o valor do pagamento é transferido para a conta bancária em até dois dias úteis.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?