Como pagar IPVA atrasado

Brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora, e o pagamento das contas está contemplado nesse rol do “deixa pra depois”. Uma dessas contas é o IPVA. Veja a seguir como fazer o pagamento atrasado, caso tenha perdido o prazo.

Cotidiano
3 meses atrás
Como pagar IPVA atrasado

Uma conta indigesta

Logo no início do ano, quando muitos ainda estão se “recuperando” dos gastos de fim de ano, o IPVA costuma ser uma das contas mais esquecidas, e isso algumas vezes gera atraso no pagamento.

Como se não bastassem as dificuldades próprias à época do ano e o valor imposto sobre o cidadão proprietário de veículo automotor, tem ainda o problema do calendário, que pode variar de um estado para o outro. Por isso, é preciso ficar atento.

Calendário baseado na placa do carro

Como critério para estabelecer a data de vencimento do IPVA, foi adotado o sistema da placa do carro, onde o final da placa indica o dia do vencimento. Embora a diferença de dias não seja muito grande, ela pode gerar confusões e em alguns casos o atraso no pagamento do tributo.

Pagamento por parcela única

O IPVA é calculado em função de diversas variantes: modelo, data de fabricação, valor e determinação da porcentagem de estado. Mas, para incentivar a população e acelerar a arrecadação, o governo permite um desconto sobre o valor final, desde que pago em parcela única.

Pagamento em três parcelas

Para quem, entretanto, não pode ou prefere, o pagamento pode ser feito em três parcelas, com datas predeterminadas pelo final da placa do veículo, entre os meses de janeiro e março.

Como já dissemos acima, a porcentagem do imposto e a data de vencimento pode variar em cada estado. Vamos colocar abaixo o de São Paulo apenas como uma referência:

Calendário IPVA São Paulo
Calendário IPVA São Paulo

Consequências do não pagamento

São várias as consequências do não pagamento do tributo. Uma delas a geração de multa com percentual de 033% ao dia – isso mesmo, ao dia – para quem não pagar no prazo. Esse percentual tem limite de 20%, não podendo passar disso independente do tempo de atraso.

Outro problema é que o proprietário pode ter seu nome negativado, além da inscrição da dívida ativa. Também terá alguns pontos extras na CNH.

Ao contrário do que muitos pensam, o veículo não pode ser apreendido por conta do não pagamento do IPVA, mas o Licenciamento precisa estar em dia. Do contrário, o veículo pode sim ser apreendido.

Como fazer o pagamento atrasado

Se você deixou atrasar o pagamento do seu IPVA, não se preocupe. Pagá-lo, mesmo atrasado é mais fácil do que parece à primeira vista. Vamos fazer um pequeno passo-a-passo para ajudá-lo.

Primeiro, entre no site do Detran de seu estado. Em seguida, procure pele menu ou um link com a inscrição parecida com “Situação do veículo” que pode estar no meio da página home.

Coloque o número RENAVAM e a placa do seu veículo nos campos correspondentes. Ative o Captcha e clique em “Pesquisar”. A próxima página dará a situação do veículo pesquisado e trará a opção de “emitir 2ª via” dos débitos, entre os quais a do IPVA. Será gerado um boleto que deverá ser pago dentro do vencimento.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?