Como negociar com seu chefe

Aprenda agora como e quando solicitar um aumento salarial ou melhores condições de trabalho ao seu chefe utilizando as justificativas certas e sem ter receio de perder o emprego.

Trabalho
1 mês atrás
Como negociar com seu chefe

Principais dicas para ser promovido

Se conseguir um emprego já estava difícil, após o início da pandemia ficou cada vez mais devido ao aumento do desemprego.

O resultado é que as pessoas acabam se sentindo receosas de negociar com seu chefe quando estão empregadas, mesmo com muitos anos de casa.

Com efeito, é preciso ter muita paciência, jogo de cintura e bom senso para encontrar a maneira correta, o tempo certo e as palavras adequadas para conseguir ser promovido.

Não sofra calado

O problema de ficar esperando demais o momento de conversar e reivindicar benefícios é querer despejar tudo de uma só vez e passar do limite.

Quando se trata de uma situação incômoda ou condições de trabalho precárias o ideal é dar conhecimento imediato ao seu chefe e aguardar um posicionamento.

Se nada acontecer ao menos você já pontuou a questão e à medida que surgirem outras as justificativas se tornam mais consolidadas.

Solicite metas de desempenho

Como cada chefe tem sua cabeça e seu modo de agir não existe uma regra infalível para conseguir aumento.

Por outro lado, como em geral os chefes demoram em reconhecer financeiramente o progresso ou maior dedicação dos subordinados é preciso muita cautela para descobrir a hora certa para negociar.

Uma dica eficaz é pedir ao seu chefe que estabeleça uma meta de desempenho para você mostrar mais o seu trabalho e poder crescer na empresa.

Assim fica muito fácil reivindicar o aumento quando você atingir as metas traçadas e seu chefe já estará preparado e comprometido com o pedido.

Mostre seus resultados

Não adianta apenas fazer bem o seu trabalho, para conseguir uma promoção é necessário dar conhecimento dos seus resultados.

Neste caso o destaque não deve ficar circunscrito somente as suas tarefas, pois com a alta demanda do mercado é preciso superar os próprios deveres.

Tenha em mente que ao contrário da fase de contratação – onde o empregador aposta no seu potencial – a promoção se justifica pelas suas atitudes presentes.

Invista em especializações

Investir na sua própria carreira é o caminho mais seguro para ser promovido, uma vez que ainda que seu chefe não valorize o seu progresso novas oportunidades surgem no mercado.

Especialize-se mais e quando tiver concluído uma certificação ou diploma universitário é um bom momento para rediscutir seu patamar salarial.

Aliás, vale muito a pena também pelo mesmo princípio já explicado perguntar ao seu superior qual melhor curso a fazer para crescer na empresa.

Seja pontual e submisso

Um bom profissional não é feito só por capacitações técnicas, mas existem diversos outros critérios que valorizam sua contratação.

Pontualidade e comprometimento são valores que todo o mês aparece em seu cartão de ponto e que define seu perfil.

Outro ponto muito importante válido para todos os níveis de cargos é a submissão ao superior.

Ninguém gosta de um subalterno que não tem flexibilidade e nem é dócil aos comandos recebidos, por mais que tenha um currículo recheado.

É verdade que existem muitos chefes chatos, mas de qualquer maneira considere que é ele que irá julgá-lo ou transmitir aos diretores sua evolução.

Espere a ocasião propícia

Embora sua vida pessoal não diga respeito ao seu chefe, a verdade é que apresentar suas dificuldades colaboram para conseguir um aumento.

Tenha o cuidado de não expor a questão como o principal motivo, mas apenas para compô-lo como o contexto de sua atual situação.

Se você ainda tem dúvidas quando pode arriscar pedir uma promoção então espere por alguns dos casos abaixo:

  • Conseguiu aumentar os lucros da empresa
  • Está há mais de um ano e meio sem aumento
  • Conquistou papel de liderança
  • Assumiu novas funções de trabalho
  • Recebeu nova proposta de trabalho

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?