Como justificar voto pelo aplicativo

Não é incomum o eleitor ficar impossibilitado de votar e precisar justificar o voto, ainda mais nesses tempos de distanciamento social. Mas a boa notícia é que agora é possível justificar através de aplicativo, na palma da mão. Veja como funciona!

Aplicativos
2 semanas atrás
Como justificar voto pelo aplicativo

Justifique o voto sem sair de casa

Nas eleições municipais que ocorrerão em 2020 aquelas pessoas que ficarem impedidas de votar poderão justificar sua ausência utilizando-se da tecnologia. O aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), oferecerá ao eleitor a possibilidade de justificar o voto online, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Essa possibilidade abrange aqueles que estiverem fora de seus domicílios eleitorais, ou aqueles que por outro motivo estiverem impedidos de comparecer ao local de votação.

O aplicativo permite apenas justificativas depois do dia da votação. Mas a versão 2.2 do e-Título que sairá em breve terá a opção de justificar no próprio dia da respectiva votação (primeiro e segundo turno). Tudo indica que a atualização estará disponível antes mesmo da votação do 1º turno.

Dispositivo antifraude

Assim que o eleitor alegar a impossibilidade de estar no local da votação no respectivo dia, o app acionará o georreferenciamento do aparelho para verificar a distância real que a pessoa se encontra no momento da votação. Após isso, poderá impedir ou permitir a justificação.

O app e-Título substitui o documento impresso?

O e-Título foi lançado em 2017 e tem como propósito entregar ao cidadão uma alternativa ao documento impresso, que poderá ser mantido em segurança mesmo no momento da votação. O app substitui sim o documento impresso, pois carrega informações sobre a identidade do eleitor, seus dados e local de votação.

Mas essa não é a única função do aplicativo, que também serve como autenticação digital de documentos e geração de certidões de quitação eleitoral. O aplicativo é gratuito, e pode ser baixado através da loja virtual do seu aparelho, seja ele iOs ou Android.

Porque justificar o voto é importante?

Vale a pena ficar em dia com a Justiça Eleitoral, pois se o cidadão não comparecer à votação e não tiver a ausência justificada, ficará impedido de acessar alguns direitos, entre os quais:

  • obtenção de passaporte ou carteira de identidade
  • participação em concursos públicos
  • renovação de matrícula em instituições de ensino públicas
  • requerimento de qualquer documento perante repatriações diplomáticas a que estiver subordinado

Passo a passo para justificar o voto através do app e-Título

O primeiro passo é se cadastrar na plataforma. Ainda neste passo, o eleitor deve clicar na janela “Mais opções” e, em seguida, “Local para justificar” ou “Justificativa de ausência”.

No campo “Local para justificar”, o eleitor seleciona a eleição que deseja justificar. Em seguida, no campo “Justificativa de ausência”, deve preencher o motivo de sua ausência.

Nesta etapa, é fundamental preencher o e-mail de contato para que a Justiça Eleitoral envie a notificação de aprovação ou reprovação.

Por fim, o eleitor deve anexar um documento (JPG, PNG ou PDF) que evidencie sua necessidade de ter se ausentado da votação.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?