Como funciona uma máquina de papel

A folha de papel para chegar lisa e branquinha como encontramos nas prateleiras das papelarias passam por um longo processo, sendo que a maior parte é todo automatizado e de nível industrial.

Tecnologia
11 meses atrás
Como funciona uma máquina de papel

A produção de papel

A folha de papel para chegar ao seu formato padrão seca precisa passar por um processo onde as fibras vegetais são depuradas, refinadas e desintegradas, bem como dependendo da finalidade de utilização são adicionados outros ingredientes.

O princípio por detrás da manufatura do papel está na tendência de unificação das fibras celulósicas, que é trabalhado por um processo mecânico e com a inclusão de elementos químicos e físicos.

História do papel

A origem do papel, não exatamente como existe hoje, é graças à invenção da técnica artesanal de fabricação pelo oficial do império chinês Ts´Ai Lun no ano 105.

Mas foi somente em 1799 que o francês Nicolas Louis Robert desenvolveu a primeira máquina de produção contínua de papel para atender a demanda da época.

Em 1803, a fabricação de papel tomou proporções industriais com o sistema de produção dos irmãos Fourdrinier, que compraram os direitos da patente de Nicolas Louis.

A evolução da máquina de papel

Mesmo assim na época da máquina de papel a produção era pequena perto da alta demanda de mão de obra que necessitava.

Ao contrário, hoje em dia o processo tem uma alta produção com um sistema automatizado que necessita pouca mão de obra.

Mas se considerarmos o processo de fabricação do papel como um todo existem diversas etapas a seguir, desde o plantio da madeira até a folha estar disponível branquinha nas prateleiras das papelarias.

Plantio de mudas

A fabricação do papel Report, por exemplo, começa nos viveiros da empresa, onde são plantadas diariamente 276 mil mudas.

A Report tem mais de 500 mil hectares de florestas certificadas para o plantio, sendo que 84 mil são áreas terceirizadas.

O total de hectares em seu patrimônio são 438 mil divididos em 7 estados: Piauí, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Tocantins.

Estocagem de toras

Só na unidade da fábrica de Limeira chegam por dia 140 carretas cheias de toras de eucalipto da floresta renovável da Report.

Antes as toras passam por um processo de corte de acordo com um tamanho específico e de limpeza das cascas e galhos, os quais ficam no próprio solo para a reposição de nutrientes.

Cozimento da madeira

Na fábrica as toras são colocadas em uma esteira para chegar ao picador que transforma a madeira em cavacos de tamanho padrão.

Outra esteira leva os cavacos a uma máquina digestora, onde se inicia um processo de cozimento da madeira em alta pressão.

Este último processo dura em torno de 5 a 6 horas, até ocorrer a separação da celulose marrom da lignina, que é responsável pela rigidez da madeira.

Branqueamento

A celulose marrom, por sua vez, que é a principal matéria-prima, passa por um processo de limpeza e recebe oxigenação para iniciar o processo branqueamento.

Já em outro tanque são adicionados produtos químicos para tornar a polpa marrom já clareada em cor branca.

Processamento automatizado

Em seguida, toda massa é enviada para tanques para o processo de depuração, refinamento e diluição.

As máquinas de grande porte que ficam em cima dos tanques recebem a celulose pronta para as etapas da secagem e prensagem.

O resultado final é a folha de papel já na concentração certa de fibra, faltando apenas a inclusão de um revestimento de amido para adquirir brilho e finura.

As especificações de lisura e espessura da folha são feitas por meio de cilindros de aço, até formarem gigantescas bobinas de papel.

Por fim, uma máquina de corte confere o tamanho padrão comercial de altura e largura e monta blocos de 500 folhas para o empacotamento.

Transformação cultural

O consumo de papel até então, por está relacionado com o mundo da cultura, é considerado como um sinal de desenvolvimento civilizacional de um país.

Mas com o advento da era digital a tendência é que este parâmetro perca o sentido, mesmo porque tem se alertado muito atualmente na economia do papel por preocupação com o meio ambiente.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?