Como funciona o site Reclame Aqui?

Comprar pela internet é uma das coisas mais comuns que temos hoje em dia. Mas é possível também reclamar pela internet sobre as compras realizadas. Isso pode ser feito através do Reclame Aqui, um site onde as pessoas de todo país podem reclamar das empresas nas quais fizeram alguma compra. Veja como funciona.

Internet
1 ano atrás
Como funciona o site Reclame Aqui?

O que é o Reclame Aqui?

O Reclame Aqui é um site criado por um grupo de 4 pessoas e que tem o objetivo de fornecer ao consumidor um canal de comunicação mais eficaz com as empresas. Quando escrevemos para uma empresa, ninguém além de nós e da própria empresa sabe do problema. Sendo assim, não haverá pressa em resolver a questão. Já com o Reclame Aqui é diferente, pois a reclamação fica visível para qualquer pessoa, e a reputação da empresa fica, dessa forma, em jogo. Nasce o interesse da empresa em resolver o problema.

Utilidades do Reclame Aqui

O site do reclame Aqui não serve apenas para os consumidores fazerem reclamações, mas também para consultarem sobre o status de determinada empresa e quais os principais problemas que outros consumidores tiveram com elas. Dessa forma, o consumidor ficará muito mais tranquilo de realizar uma compra em determinada empresa, sem correr o risco de “entrar numa fria”.

Vale ressaltar que os dados cadastrais (pessoais) não serão expostos ao público. O usuário do site deve inserir dados reais para que as empresas possam identificar o consumidor e resolver o problema em questão.

Como fazer uma boa reclamação?

A vida não está fácil para ninguém, o país está em crise, o dinheiro está curto e como se isso tudo não bastasse, a empresa deu um calote ou entregou um produto defeituoso. A raiva nesse momento é quase inevitável. Mas acalme-se, respire fundo e só depois disso sente-se para escrever sua reclamação.

Não adianta manifestar no Reclame Aqui sua indignação, sobretudo com palavras de baixo calão (xingamentos), pois isso não resolverá o problema. Se você pretende que a empresa soluciona o conflito, é preciso informar tudo quanto for possível sobre a compra, como número do pedido, data da compra, forma de pagamento, etc. Seja claro e objetivo.

Outra dica importante, NUNCA coloque informações pessoais nas reclamações, nem mesmo o CPF. Como você já tem um cadastro e está logado no sistema, a empresa questionada saberá a quem responder. Mas é importante proteger suas informações, e as reclamações ficam abertas a quem quiser ler. Então, cuidado!

Como publicar uma reclamação?

O primeiro passo para publicar uma reclamação é encontrar no cadastro do Reclame Aqui a empresa da qual quer fazer alguma reclamação. Se a empresa não está cadastrada, não se preocupe, qualquer usuário pode cadastrar uma nova empresa. Mas procure bem para evitar de duplicar um cadastro já existente.

Uma vez encontrada ou cadastrada a empresa, o segundo passo será preencher todos os campos que vão aparecer, procurando sempre a objetividade e colocando as informações corretas sobre sua compra.

Em seguida, será só escrever sua reclamação. Como já dissemos acima, procure ser objetivo. A empresa só quer saber o que aconteceu, qual é o problema. Então, por exemplo, dizer que a entrega do produto não aconteceu e o prazo já expirou, ou então que o produto veio com defeito e que ao entrar em contato com a empresa esta não quis solucionar o problema. Enfim, algo que vá direto ao cerne do problema.

Lembre-se que um mal atendimento ou uma entrega deficiente nem sempre é culpa da empresa, mas às vezes de um funcionário ruim, e está com certeza vai querer resolver o problema e melhorar seu atendimento.

Como último passo, recomendamos que revise seu texto e as informações da compra, para garantir que não esteja faltando nada importante e que os dados (sobretudo número de pedido) estejam corretos.

Depois disso o que pode ser feito enquanto aguarda a resposta da empresa é compartilhar sua reclamação nas redes sociais, o que é recomendável, pois poderá ajudar a agilizar a resposta da empresa.

Status da reclamação

O site Reclame Aqui criou uma forma muito comunicativa de apresentar o status da sua reclamação. Quando aparece uma “carinha” vermelha, significa que a reclamação foi publicada, mas ainda não foi respondida.

Quando a carinha está azul, quer dizer que a reclamação foi respondida pela empresa.

Quando a carinha está amarela, é que a empresa respondeu, mas o reclamante fez uma réplica à resposta apresentada.

Se a carinha estiver verde é porque a reclamação foi respondida e o problema ficou resolvido.

Por outro lado, se a carinha for roxa, infelizmente é porque a empresa já respondeu mas não solucionou o problema.

Avaliando a empresa

Para fazer a avaliação de uma empresa – e quanto mais gente avaliar melhor será para os outros usuários – faça o login e procure pela opção “Minhas reclamações”; em seguida escolha a reclamação e clique em “Responder/Avaliar”. Depois de terminar o comentário ou resposta à solução apresentada pela empresa será possível dar uma nota a essa empresa. É dessa forma que as empresas são classificadas no Reclame Aqui, por isso sua opinião é tão importante.

O Reclame Aqui entra em contato por telefone?

Não! A equipe do reclame Aqui não faz contato por telefone com o usuário. Seu único papel é colocar consumidor e empresa em contato, sem entrar no mérito da questão. Então, tome cuidado, se alguém telefonar dizendo que é do Reclame Aqui poderá ser um golpe ou alguém da empresa para amedrontar o consumidor.

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