Como fazer um currículo profissional de primeiro emprego ou novo trabalho

O currículo é uma espécie de cartão de visita, é através dele que o recrutador tem a primeira impressão do candidato, avalia se os requisitos para a vaga são preenchidos e, posteriormente, convoca para a entrevista. Portanto, é ideal que o currículo seja feito com atenção e dedicação, pois se bem feito, se sobressai dos demais. Ser objetivo é ideal, pois apresenta de forma rápida as suas competências. Muitas vezes, se o currículo não é objetivo, toma muito tempo do recrutador, o que pode fazer com que não seja lido.

Trabalho
1 ano atrás
Como fazer um currículo profissional de primeiro emprego ou novo trabalho

Existem algumas formas de fazer um currículo, uma delas é através de sites de vagas, que funcionam como “bancos de currículos e vagas”. Nesses sites, existem lacunas a ser preenchidas com todos os itens que compõem um currículo. Outra forma é fazer um currículo direcionado à determinada vaga de uma empresa. Em ambas as formas, existe uma estrutura básica:

Dados pessoais

Nesta seção, coloque as suas informações pessoais como nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone e/ou celular e e-mail. Lembre-se que informações de contato são importantes para o agendamento da entrevista.

Objetivo

Se estiver cadastrando seu currículo em um site, poderá escolher um ou mais objetivos relacionados à sua área de formação, já se estiver enviando o seu currículo diretamente a uma empresa, coloque a vaga desejada.
Ex: Auxiliar admistrativo
Existe um problema em colocar “a disposição”, pois passa uma imagem que você procura qualquer emprego, sem objetivos.

Formação acadêmica

Neste tópico, informe qual é a sua formação, seja ela Ensino Médio, Técnico, Graduação, Pós Graduação, Especialização, etc.
Indique, do mais recente ao mais antigo, o nome da instituição seguida pelo curso e ano de conclusão ou previsão de formação, se ainda não concluiu algum deles e está cursando.
Ex: Universidade de São Paulo
Bacharelado em Direito
Cursando – conclusão em Junho/2023

Experiência profissional

Preencha com as suas experiências profissionais, ou seja, os seus empregos anteriores ou até mesmo o atual. Informe, também do emprego mais recente ao mais antigo, o nome da empresa, cargo exercido, data de início e de término.

Informática

Preencha com os seus conhecimentos em informática e o nível em cada programa. Vale mencionar principalmente os seus conhecimentos em programas relacionados à área ou usados pela empresa (essa informação muitas vezes aparece no anúncio da vaga).

Idiomas

Neste tópico, muita gente não se sente confiante justamente por cada vez as empresas exigirem fluência em inglês. Informe o seu nível no idioma, seja básico, intermediário, avançado ou fluente. Mas não vale mentir (em nenhum tópico), o entrevistador poderá fazer perguntas sobre o seu conhecimento, fazer perguntas técnicas ou até mesmo continuar a entrevista na língua estrangeira.

Informações adicionais

Comunique sobre cursos complementares, intercâmbios ou trabalhos voluntários. É importante que as informações colocadas devem ter relação com a vaga pretendida.

Para quem está buscando um primeiro emprego

Não tenha medo de fazer seu currículo mesmo se tiver pouca ou nenhuma experiência. Se procura um emprego como Jovem Aprendiz, o recrutador sabe quais são os requisitos para aquela vaga e não irá exigir de você um doutorado, por exemplo. Além disso, existem habilidades que vão além da formação, como agilidade, organização, trabalho árduo, etc.

O que não fazer

Não coloque título “Curriculum Vitae” ou “Currículo”, comece com o seu nome.
Não coloque foto, a menos que seja uma exigência da empresa.
Não coloque CPF nem RG no seu currículo.
Nunca use apelidos.
Não use fontes pouco conhecidas, opte pelas mais tradicionais como Arial, Times New Roman, etc.
A não ser que sua formação seja artística e permita (ou até mesmo exija) esse tipo de coisa, não enfeite, colora ou adicione imagens ao seu currículo.
Não anexe nenhum documento, seja cartas de recomendação ou diplomas.
Faça seu currículo com bastante tempo e calma, peça ajuda para alguém revisar a gramática, erros de português são cruciais.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?