Como cuidar bem dos seus rins pode melhorar sua saúde

A saúde talvez nunca tenha sido antes na História objeto de tanta consideração quanto recentemente. Com o avanço da tecnologia, estudos e análises ficaram ainda mais precisos e ao alcance de grande parcela da população.

Saúde
5 meses atrás
Como cuidar bem dos seus rins pode melhorar sua saúde

Contudo, na maioria das vezes, as pessoas se preocupam apenas com cânceres, doenças cardíacas ou respiratórias, mas acabam se esquecendo de algo muito importante: a saúde dos rins. Veja a seguir como é importante cuidar deles para ter uma saúde mais equilibrada.

Porque devo me preocupar com os rins?

Muita gente se esquece dos cuidados que deve ter com os rins. Isso é facilmente explicável, já que eles não costumam dar sinais de mau funcionamento. Como muita gente diz, a doença dos rins é silenciosa.

Por isso, muita gente pensa que não há com o que se preocupar, que está tudo bem. Mas não é bem assim. Os rins precisam sim de atenção e cuidados para desempenharem seu papel no bom funcionamento do nosso organismo, mantendo em equilíbrio a saúde do corpo em geral.

Quais as principais funções dos rins?

Para muitas pessoas essa pergunta é um mistério. Algumas até nem sabem da existência dos rins. Mas, como veremos a seguir, eles têm um papel importantíssimo na manutenção do nosso organismo. Entre suas funções, destacamos:

  • Limpeza de todas as impurezas, como as toxinas produzidas pelo corpo;
  • Regulação da quantidade de água de que nosso corpo precisa;
  • Equilíbrio das substâncias minerais do corpo (sódio, potássio e fósforo);
  • Produção e fornecimento de hormônios, como por exemplo a eritropoetina (essencial para produção dos glóbulos vermelhos);
  • Regulação da pressão arterial;
  • Transformação da vitamina D em calcitriol, para ajudar na manutenção da estrutura dos ossos.

Como podemos constatar, não é pouca a responsabilidade que está sobre os nossos rins. Por isso, devemos ter especial cuidado com eles. Para tomar como exemplo uma de suas funções, que é cuidar da pressão arterial, imagine as consequências que seu mau funcionamento poderia trazer para um organismo.

Devemos cuidar dos nossos rins
Devemos cuidar dos nossos rins

Quais sintomas apontam para o mau funcionamento dos rins?

Dissemos mais acima que a doença dos rins é silenciosa, e é verdade. Muita gente tem os rins doentes por anos e não percebe, a não ser quando já é tarde demais. Mas, sabendo disso, podemos ficar atentos a alguns sintomas que, mesmo de forma discreta, apontam para o seu mau funcionamento.

  • Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
  • Sonolência
  • Falta de fome
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Confusão
  • Náusea e vômitos
  • Convulsões ou coma, em casos graves
  • Dor ou pressão no peito.

Claro que vários desses sintomas de forma isolada podem significar muitas coisas, mas se três ou mais deles estão associados e acontecem concomitantemente, então é bom fazer alguns exames para descobrir o que está acontecendo.

O que pode causar a insuficiência renal?

A doença nos rins pode ser causada por diversos fatores. Mas com certeza hoje um dos mais frequentes é a má alimentação, ou uma alimentação desequilibrada. O consumo em excesso de carboidratos, sal e potássio são os grandes vilões contra os rins.

Além disso, ingerir pouco líquido, especialmente a água, também pode prejudicar o funcionamento do rins. A longo prazo o problema pode ficar crônico, podendo chegar ao caso de diálise ou até mesmo de transplante.

Outra grande fonte de problemas renais acontecem ingestão de remédios de forma descontrolada e sem o devido acompanhamento médico, um costume muito frequente no Brasil, onde as pessoas se automedicam inconsideradamente.

Beber água ajuda na prevenção de insuficiência renal
Beber água ajuda na prevenção de insuficiência renal

Como prevenir a insuficiência renal?

A prevenção é sem dúvida a melhor forma de combater os problemas renais, e embora nem sempre seja possível prever ou evitar, podemos tomar algumas medidas simples que serão fundamentais para que o problema não se agrave nem se desenvolva.

  • Tome seus medicamentos conforme as instruções médicas, sem mudar as doses ou quantidades ingeridas
  • Mantenha o tratamento para qualquer condição que aumenta o risco de insuficiência renal aguda, tais como diabetes ou hipertensão. Siga as recomendações médicas para gerir a sua condição
  • Mantenham um estilo de vida saudável. Seja ativo, tenha uma dieta equilibrada, beba com moderação, não fume.
  • Beba bastante água, pois isso ajuda no processo de “limpeza” do seu organismo, evitando sobrecarregar os rins desnecessariamente.

Como conviver com problemas renais agudos?

Se você já chegou a um ponto em que os rins estão em mau funcionamento, além de consultar um médico especializado e seguir o tratamento indicado pelo profissional, você pode tomar algumas medidas nutricionais que ajudarão no seu bem-estar.

  • Escolha alimentos com menos potássio. Exemplos: maçãs, couve, feijão verde, uvas e morangos. O excesso de potássio no sangue pode baixar a pressão arterial
  • Reduza a quantidade de sódio que você come todos os dias, evitando produtos com adição de sal, incluindo congelados, sopas enlatadas e fast foods. Outros alimentos nesta lista são salgadinhos, conservas de legumes, carnes processadas e queijos. O excesso de sódio no sangue pode elevar a pressão arterial
  • Limite o consumo de fósforo, uma vez que seu excesso no sangue pode enfraquecer os ossos e causar coceira da pele. O nutricionista pode lhe dar recomendações específicas sobre o consumo de fósforo na sua situação.

A saúde dos rins é importante para o bom funcionamento de todo organismo
A saúde dos rins é importante para o bom funcionamento de todo organismo

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?