Como criar lista de transmissão no WhatsApp

Recentemente o WhatsApp deixou de permitir que uma mesma mensagem fosse enviada para mais de 5 pessoas, alegando que essa medida ajudaria na diminuição de fake news. Verdade ou não, o fato é que ficar enviando a mesma mensagem várias vezes perde um tempo enorme. Mas existe um jeito de contornar a situação: criar listas de transmissão. Veja como.

Aplicativos
4 meses atrás
Como criar lista de transmissão no WhatsApp

Baixe e instale gratuitamente o WhatsApp

Se você ainda não tem o WhatsApp instalado no seu celular, pode baixá-lo de forma totalmente gratuita através da loja virtual de seu dispositivo móvel (Google Play ou Apple Store). Digite “WhatsApp” no campo de busca e clique em “Instalar”. Será preciso configurar o aplicativo inserindo alguns dados pessoais. Depois disso já estará pronto para uso.

1. O que é uma lista de transmissão?

Lista de transmissão são “mini listas” que podem ser configuradas no aplicativo utilizando os contatos já salvos em sua agenda de contatos. É uma forma de agrupar numa mesma lista vários contatos existentes.

Com a criação de uma lista de transmissão é possível enviar uma determinada mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo e sem que nenhum destinatário saiba para quem a mensagem foi enviada além dele.

2. Como criar um lista de transmissão?

Para criar uma “Lista de transmissão” num aparelho Android abra o aplicativo e toque sobre os três pontinhos que ficam no canto superior direito. Aparecerão algumas opções, dentre elas “Nova transmissão”.

Se o seu aparelho for um iPhone, abra o aplicativo e clique diretamente na opção “Listas de Transmissão” que fica acima da última conversa, quase no topo da tela. Caso não exista nenhuma lista criada a tela ficará vazia, mas no fim tem a opção “Nova Lista”. Clique nela.

3. Adicionando contatos à lista de transmissão

Esse passo é igual para Android e iPhone. Depois de começar a criar uma nova lista de transmissão é a hora de adicionar a ela todos os contados que você deseja. Para isso clique em um por um dos contatos desejados e que estão em sua agenda. Em seguida, aparecerão no canto superior da tela os contatos que estão prestes a fazer parte da lista, clique em “Criar” e está feito.

WhatsApp Lista de Transmissão
WhatsApp Lista de Transmissão

4. Onde fica a Lista de Transmissão

Criada a lista, ela aparecerá na aba “Conversas” como se fosse outro contato qualquer, mas ao invés da foto da pessoa aparecerá o ícone de um megafone. Clique nele e escreva, grave áudio e envie arquivos como em qualquer outra conversa particular. Cada um da lista só verá que você enviou uma mensagem como se fosse só pra ele.

5. Como dar um nome à Lista de Transmissão?

Assim que a lista estiver criada ela aparecerá na lista de conversas. Para alterar o nome dessa lista entre na conversa dela e toque sobre os três pontinhos (no caso de Android) e depois selecione a opção “Dados da lista de transmissão” e em seguida clique sobre o ícone do lápis e digite no campo apropriado o nome que deseja dar à sua lista.

6. Como adicionar ou excluir contatos da Lista de Transmissão?

É possível ainda acrescentar ou excluir contatos no mesmo campo de “Dados da lista de transmissão” onde aparece “Editar contatos”. Selecione novos ou exclua algum que não tem interesse em manter na sua lista e conforme a ação.

WhatsApp Lista de Transmissão
WhatsApp Lista de Transmissão

7. Qual a diferença de uma Lista de Transmissão e um Grupo no WhatsApp?

Tanto a Lista de Transmissão quanto o Grupo servem para aglutinar contatos. A diferença é que na Lista de Transmissão quando você envia uma mensagem cada participante recebe como se fosse uma mensagem privada, apenas entre você e ele.

No grupo, ao contrário, todos os participantes recebem a mensagem dentro do grupo e não como mensagem privada. Cada participante pode ainda ver quem faz parte e interagir com todos.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?