Como baixar e usar o WhatsApp para Android e iOs

O WhatsApp hoje é uma das ferramentas mais utilizadas para a comunicação entre as pessoas. Ele permite enviar e receber mensagens de texto e áudio instantaneamente, além de permitir fazer ligações e até mesmo chamadas de vídeo. Agora, a empresa está criando uma versão Business do aplicativo.

Celulares
1 ano atrás
Como baixar e usar o WhatsApp para Android e iOs

WhatsApp para Android e iOs

A versão normal do aplicativo está disponível para os principais smartphones, quem usa o sistema Android deve baixar utilizando o GooglePlay, a loja de aplicativos do Google, o download é grátis.

Para os usuários do sistema da Apple, o iOs, o download deve ser feito através da AppStore, tanto para iPhone, quanto para iPad.

Baixar o WhatsApp Business gratuitamente

A nova versão do WhatsApp Business será gratuita, mas no momento só está disponível para Android, mas em breve chegará também a versão para iOS. A ferramenta pretende atender as necessidades empresariais, deixando a comunicação mais dinâmica e interativa.

As empresas já vinham utilizando o aplicativo entre os funcionários e também com seus clientes, mas sem a possibilidade de criar um perfil profissional, já que o aplicativo está vinculado a um número específico de celular. Assim, ou a empresa se limitava a um único número para utilizar o Whats, ou utilizava vários números diferentes mas com isso o controle de comunicação com os clientes ficava muito difícil.

As conversas do WhatsApp convencional poderão ser exportadas para o WhatsApp Business com a ajuda de uma ferramenta do próprio aplicativo.

Novas ferramentas do WhatsApp Business

São muitas as novidades que a nove versão do WhatsApp traz. Entre elas, está que a base de dados dos “contatos”, que no caso das empresas serão os clientes, será global, permitindo que a empresa atue em grande escala.

Em seu blog oficial o Whats sugere como exemplo as companhias aéreas, que poderão se utilizar da ferramenta para informar seus clientes sobre horários de vôos. Mas isso se estenderá às várias necessidades de qualquer empresa.

Também é possível organizar as conversas ou clientes por etiquetas coloridas, deixando sua agenda mais organizada e dinâmica.

Outro recurso é o de “Respostas rápidas”, pelo qual algumas mensagens de respostas mais frequentes podem ser salvas e enviadas com mais agilidade. Assim, o cliente não demorará em ser atendido e você não precisará ter tanto trabalho respondendo a mesma coisa várias vezes.

Também terá o recurso de “Mensagens automatizadas”, que podem servir para informar o cliente que você não pode atendê-lo naquele momento mas que o fará em breve; ou ainda para enviar mensagens padrão para apresentar sua empresa a novos possíveis clientes.

E uma das novidades mais importantes para empresas é a possibilidade de construir estatísticas do fluxo de mensagens. Assim, será possível saber exatamente o número de mensagens enviadas, recebidas com sucesso e lidas.

Poderão ainda ser adicionadas ao perfil profissional informações como: horário de funcionamento (para comércios), página web, endereço, entre outras informações relevantes. Funciona como um cartão de visitas para seus contatos, então cuidado na hora de preencher as informações.

Será possível bloquear os números de empresas?

Muitos já devem estar pensando que essa nova ferramenta dará às empresas um acesso ainda mais invasivo no nosso dia-a-dia, como se não fossem suficientes as centenas de pessoas de telemarketing que oferecem serviços que não pedimos e nem desejamos.

É verdade, as empresas poderão tentar contato via WhatsApp. Porém, a mesma possibilidade que temos atualmente de bloquear certos números indesejados, continuará a funcionar na nova versão, de maneira que um contato um vez bloqueado nunca mais poderá lhe enviar mensagens.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?