Como ativar o novo modo noturno do Instagram
O modo noturno no smartphone já virou moda e agora é o Instagram que resolveu adotar o novo recurso. O fundo escuro deixa o visual do aplicativo mais moderno, além de poupar o consumo de energia.

Instagram em modo noturno
O modo noturno tem sido a nova sensação entre os usuários de smartphones, por facilitar a visualização dos aplicativos, desgastar menos as vistas e reduzir o consumo de bateria.
O Instagram, por sua vez, também resolveu a adotar o modo noturno como função nativa, onde os ícones e o fundo têm tons escuros.
Em realidade, o modo noturno é feito com tons escuros e não necessariamente com a cor preta. As tonalidades claras, sobretudo o branco, são deixadas de lado para inclusão de tons de cinza e azul escuro.
Versão beta para Android
Inicialmente o Instagram liberou a nova ferramenta para os usuários do iOS e agora chegou para o Android em versão de teste.
Além de deixar o visual do aplicativo mais moderno, o modo noturno contribui para atenuar um dos principais problemas dos smartphones: o consumo de energia.
Configuração no iOS
A ativação do modo noturno na rede social de compartilhamento de fotos é bem fácil e pode ser feita seguindo poucas etapas.
Se o usuário estiver usando a plataforma iOS 13 deve abrir o menu “Ajustes” do próprio iPhone e procurar pela função “Tela e Brilho”.
Uma das opções que surgirá é a “Aparência Escura”. Basta ativar que não apenas o Instagram ficará com a interface escura, mas todos os aplicativos compatíveis com o modo noturno nativo.
Configuração no Android
Já para o Android o modo noturno está disponível para o Instagram somente a partir da versão 9 do sistema operacional.
Como a ferramenta ainda está em fase de testes é preciso entrar na loja do Play Store e instalar o Instagram com a opção: Participar do Programa Beta.
Então, bastar aguardar chegar a notificação “Você é um testador Beta” e iniciar a atualização do Instagram como testador.
Desativando o modo noturno
Tenha em mente que o modo beta do Instagram é um programa para os usuários testarem os novos recursos e enviarem os feedbacks aos programadores corrigirem as possíveis falhas.
Caso o usuário não se adapte ao modo noturno o retorno à visualização padrão clara pode ser feita a qualquer instante.
Por outro lado, como se trata de uma versão beta o modo noturno e o convencional não podem ser alternados diretamente por uma função no aplicativo.
É preciso então cancelar a participação no programa Beta e fazer a atualização ou reinstalação do Instagram para voltar ao normal.
Inversão de cores
Como o modo noturno não está disponível para todas as versões do Android você pode simular o efeito ativando a função “Inversão de cores” do smartphone através dos seguintes passos:
- Acesse as “Configurações”
- Clique em “Acessibilidade”
- Desça a barra até o menu “Tela”
- Ative a opção “Inversão de cores”
Com efeito, todos os aplicativos e a própria IU do Android ficarão no tema escuro. Mas o resultado não é tão satisfatório, pois as mídias também ficam com as cores invertidas e perdem a legibilidade.
Aplicativos com modo escuro
A tendência é que a maioria dos aplicativos aceite o modo escuro, sendo que a ferramenta partir da versão Android 10 já tem suporte nativo.
Entre os principais aplicativos para Android, sobretudo de redes sociais, praticamente todos já aderiram ao recurso com fundo escuro, embora o WhatsApp ainda esteja fora da lista:
- Amazon Kindle
- Chrome
- Evernote
- Gmail
- Google Maps
- Mobilis
- Telegram
- YouTube