Uber motorista é o primeiro passo de uma nova renda

A situação financeira de muitos brasileiros está apertada, para dizer pouco, e nesse momento uma renda extra é a única solução para muitas famílias. Mas, como conseguir essa renda extra? Dentre as muitas opções disponíveis, uma das mais fáceis de ingressar, que requer praticamente nenhum investimento inicial, e que também proporciona um bom retorno financeiro é o de motorista Uber. Mas qualquer um pode prestar esse serviço?

Aplicativos
2 anos atrás
Uber motorista é o primeiro passo de uma nova renda

Baixar Uber motorista

Ser motorista Uber tem muitas vantagens, por exemplo trabalhar onde e quando quiser. E para ser um Uber os requisitos são bem simples: não ter antecedentes criminais; ter mais de 21 anos; possuir CNH com observação EAR (Exerce Atividade Remunerada); não ter nenhum processo em aberto; possuir um veículo que faça parte da lista da Uber; possuir seguro do carro do tipo APP (Acidentes Pessoais de Passageiros); ter um aparelho smartphone.

Se você não possui antecedentes criminais precisará comprová-lo. Isso é simples, basta ir Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Secretaria da Segurança Pública, e pedir um atestado de antecedentes. A emissão é rápida e gratuita.

Outro requisito é a observação EAR na CNH, ou seja, uma informação de que você exerce atividade remunerada ao volante. Isso já é um pouco mais burocrático… e depende do Detran. O órgão exigirá um exame psicotécnico, e se não houver restrição no laudo emitirá uma nova CHN com a observação. A taxa varia de cidade para cidade.

Com tudo isso em mãos o candidato deverá enviar, através do próprio site, os documentos à Uber.

Características obrigatórias do veículo

O serviço Uber conta diversos níveis de veículos, cada um com uma faixa de preço diferente. Cada categoria, digamos assim, tem exigências específicas. Entretanto algumas características são comuns a todas as categorias: carros com 4 portas, ar-condicionado, perfeito estado de conservação, não podem ser carro com placa vermelha, pick-ups, vans e caminhonetes, não pode conter adesivos externos de empresas, não pode constar sinistro, não pode ter alteração no sistema de suspensão ou freios.

Para a categoria de entrada, uberX, se exige que o veículo seja pelo menos de 2008 pra frente. Na categoria seguinte, a uberSELECT, o carro deve ser superior a 2012 e constar na lista de veículos permitidos pela empresa Uber, contudo, o valor das corridas é acrescido em 20% em relação à categoria anterior.

Na categoria top, a uberBLACK, as exigência já são bem maiores, além de ser 2012 ou mais recente, ainda precisa: ter bancos de couro, ser Sedan ou SUV, exclusivamente na cor preta.

O carro pode ser alugado?

É possível prestar o serviço de Uber com carro alugado, a própria empresa prevê essa possibilidade e tem parcerias com locadoras de veículo, barateando os custos para o motorista. Muitos motoristas inclusive afirmam que sai mais barato alugar um carro para a prestação de serviço do que gastar o próprio veículo. É preciso colocar tudo na ponta do lápis.

Qual a porcentagem que o motorista para a Uber

Claro que para utilizar o nome e o sistema da empresa Uber o motorista precisa pagar uma taxa, e não é pequena: 20% de todo valor recebido. Mesmo assim, somando e subtraindo, o serviço compensa. Segundo informações da própria empresa, a média de lucro líquido de um motorista Uber por mês é de R$ 2.000,00, já descontando todos os gastos com o veículo.

Outra vantagem é que o valor recebido é transferido para a conta do motorista uma vez por semana, assim ele terá recursos para seguir trabalhando ao longo do mês sem precisar tirar dinheiro do mês anterior. Além do mais, você será seu próprio patrão, trabalhará quando e onde quiser.

Aplicativo Uber para motorista

O aplicativo para motorista é diferente do aplicativo para quem apenas quer solicitar o serviço Uber. Mas da mesma forma ele pode ser baixado na Google Play, para usuários de Android, ou na App Store, para quem utiliza iPhone. O nome do aplicativo é “Uber Driver – para motorista”, e basta ser inserido no campo busca de uma dessas duas lojas de aplicativos.

Depois que todo o trâmite com a empresa estiver concluído, ou seja, quando você já for de fato um motorista Uber, abra o aplicativo e faça seu login, vá até o botão que fica no canto superior da tela e mantenha seu status como “on-line”, dessa forma você ficará visível e disponível para os usuários da região.

O aplicativo permite escolher entre o Google Maps e o Waze como sistema de navegação, o qual deverá estar constantemente em funcionamento, inclusive para transmitir segurança para o cliente.

Assim que você for chamado basta clicar em aceitar a solicitação de corrida e ir até o local onde o cliente se encontra esperando. Para aceitar a corrida clique em “ativar navegação”, e assim que tiver terminado o percurso clique em “encerrar viagem”. Nesse momento você poderá fazer a avaliação do cliente, o que é muito recomendável, tanto para seus outros colegas motoristas quanto para o crescimento do seu próprio status.

O cliente também poderá fazer sua avaliação, por isso, procure ser o mais profissional possível. A nota varia de 1 a 5 estrelas, e se sua pontuação estiver abaixo de 4.3 a Uber poderá te suspender por uma semana.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?