Auxílio Emergencial: conheça os detalhes do seu pedido

Dos cerca de 97 milhões de cidadãos que realizaram o cadastro para receber o Auxílio Emergencial, quase a metade não teve o benefício aprovado. Para esclarecer a razão da exclusão o Governo lançou um novo portal.

Cotidiano
2 meses atrás
Auxílio Emergencial: conheça os detalhes do seu pedido

Nova ferramenta de consulta

Quem se cadastrou para o Auxílio Emergencial de R$ 600 e ainda não obteve confirmação pode utilizar uma nova ferramenta para consultar o andamento do seu pedido.

Até então os trabalhadores tinham a disposição para saber a situação do benefício dois canais: o aplicativo e o portal da Caixa.

Já desde o dia 5 de maio o acompanhamento pode ser feito também através dos seguintes endereços:

Principais serviços

A iniciativa do novo portal é oferecer maior transparência no processo de requerimento do benefício, desde os procedimentos para análise até o resultado final com o pagamento ou exclusão.

As pesquisas podem ser feitas por meio do CPF do requerente e o cidadão tem acesso aos seguintes detalhes do seu pedido:

  • Resultados
  • Datas de recebimento
  • Envio dos dados da Caixa para Dataprev
  • Envio dos dados da Dataprev para Caixa
  • Justificativa da negativa
  • Acompanhamento da segunda solicitação

Polêmica em torno do processo de cadastro

Em realidade, muitas pessoas estavam reclamando da falta de esclarecimento sobre o processo em constante análise ou mesmo recusado.

Por outro lado, não faltam notícias de benefícios concedidos para pessoas fora das condições estabelecidas pelo Governo.

O pior é que existem pessoas que tiveram o benefício aprovado e ainda nem receberam o pagamento da primeira parcela.

O resultado foram filas intermináveis na frente das agências da Caixa e a ação do Ministério Público para exigir que o Ministério da Cidadania explique as dificuldades que estão ocorrendo.

Recadastramento do benefício

De acordo com a Caixa, o número de cadastros que ficaram em situação inconclusiva chega a 12,4 milhões de cidadãos.

A razão para esta avaliação é devido ao preenchimento divergente de informações, tais como CPF, dependentes, endereço, entre outras mais.

Deste modo, quem está com o cadastro inconclusivo deve refazer a solicitação tomando atenção para inserir os dados corretamente.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que o processo de recadastramento é o mesmo realizado através do site ou aplicativo do banco.

Já para o público que teve o benefício negado ou inelegível não tem mais o direito de solicitar nova análise.

Resultados dos cadastros

As estatísticas reveladas pela Caixa mostram que foram cerca de 97 milhões de pessoas que realizaram o cadastro para o benefício, entre os quais tiveram os seguintes resultados:

  • Aprovados – 50,1 milhões,
  • Em análise – 5,2 milhões
  • Inelegíveis – 26,1 milhões
  • Inconclusivos – 12,4 milhões

No entanto, os dados divulgados pela Dataprev têm ligeiras divergências quanto aos resultados dos 96,9 milhões de cidadãos:

  • Aprovados – 50,52 milhões
  • Inelegíveis – 32,77 milhões
  • Inconclusivos – 13,67

Calendário da segunda parcela em aberto

Para os cofres públicos este número de aprovados para o benefício representou um gasto de R$ 35,5 bilhões.

Com efeito, esta cifra superou a estimativa do Governo Federal e criou um impasse para a divulgação do pagamento da segunda parcela.

Apenas o grupo do cadastro do Bolsa Família, cerca de 19,2 milhões, manteve o calendário definido, enquanto os outros 31,32 milhões precisam aguardar o anúncio da Caixa.

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