Aprenda como usar o Waze

Antigamente todos os carros possuíam um grande calhamaço impresso com mapas de todos os rincões do Brasil. Quando a gente não sabia o caminho de algum lugar, recorria a esse livro “pré-histórico”.

Aplicativos
6 meses atrás
Aprenda como usar o Waze

Isso ficou no passado. Hoje basta abrir um aplicativo no celular e ele indica o caminho, de forma visual e sonora, oferecendo ainda várias possibilidades de rota. Um desses aplicativos, talvez o mais usado, é o Waze.

Uma pegada social

O Waze também é do Google Mapas, para quem ainda não sabe, mas ele foi mantido por ter uma pegada mais social. O app funciona de forma que os usuários tenham uma certa interatividade, podendo colocar informações do trânsito em tempo real, acumulando pontos e subindo de categoria, como se fosse um jogo.

Como baixar e instalar

Quem precisa enfrentar o trânsito das nossas cidades precisa ter um aliado, e esse pode ser o Waze. Para baixar e instalar esse aplicativo GPS extraordinário é muito simples.

  1. Abra a loja virtual do seu smartphone (lá onde você baixa os aplicativos)
  2. Digite “Waze” no campo de busca
  3. Clique em “Instalar” ou “Obter”, de acordo com o sistema do seu aparelho
  4. Clique em “Abrir”

Pronto, o aplicativo Waze já estará instalado em seu celular. Não podia ser mais fácil, não é?

Como usar

O próximo passo é começar usar o aplicativo. Com uma interface muito intuitiva, o Waze se explica por si mesmo. Para iniciar um percurso basta clicar no campo “Busca” e digitar o endereço desejado. Em seguida, o app vai traçar uma rota. Basta seguir por ela até o destino final.

Mas tem algumas ferramentas que estão um pouco mais “escondidas”. O Waze permite, por exemplo, que o usuário adicione rotas favoritas, personalize o mapa, edite as informações de usuário, coloque alertas do trânsito em tempo real, interaja com outros usuários e muito mais. Veja a seguir algumas das opções.

Configurações gerais do aplicativo

Logo que você abrir o app, um mapa indicará sua atual localização e na parte inferior terá um campo “Busca”. Clicando nele, aparecerá uma nova tela com algumas informações.

No canto superior esquerdo tem o ícone de uma engrenagem onde ficam as “Configurações” do app. Em “Configurações” tem diversas opções. Entre elas estão:

  • Geral: idioma, unidade de medida da distância (milhas ou quilômetros), impedir o bloqueio da tela (descanso) enquanto o app estiver funcionando, anúncios e sugestões do app.
  • Notificações: preferências de como quer receber as notificações (anúncios, orientação por voz, dicas do trânsito no feriado, o que deseja receber por e-mail e mensagens de texto.
  • Percursos planejados: programar percursos vinculado com a agenda do celular.
  • Lembretes: de faróis nas rodovias onde a lei exige e lembrete de criança dentro do carro quando chegar no destino.
  • Conta e perfil: informações pessoais (nome, e-mail, usuário, senha).
  • Privacidade: histórico de percursos, locais recentes, entre outros.
  • Alertas e avisos: tipos de alertas que deseja receber, área que esses alertas cobrem, lembrete de faróis ligados nas rodovias em que se exige por lei, velocímetro.
  • Posto de combustível: combustível preferido, posto preferido, parâmetro para ordenar postos nas buscas.
  • Velocímetro: mostrar ou esconder, limite de velocidade, em que momento mostrar alerta, alertar quando ultrapassar.
  • Carpool: sistema de compartilhamento de viagens, sendo motorista ou indo de carona.

Personalizando o mapa

Além das opções acima descritas, mas ainda em “Configurações”, o usuário tem a possibilidade de editar a exibição do mapa, escolhendo esquema de cores (dia e noite), modo de exibição do mapa em 3D ou 2D, outras opções de aparência, alertas que deseja que sejam mostrados, mostrar outros usuários do app nas redondezas, mostrar trânsito e velocímetro.

Comandos de voz

Também é possível ativar e utilizar o sistema de comando de voz e som, determinar que sejam emitidos apenas alertas, comando de voz para algumas funções e pesquisas, volume, permitir tocar música durante uso do app.

Sistema de navegação

O sistema de navegação também pode ser personalizado, escolhendo a opção de fazer a rota evitando pedágio (cuidado, pode fazer um caminho muito mais longo), balsas, vias expressas, estradas de terra e conversões difíceis (bom para motoristas inexperientes), inserir número da placa do veículo para ser alertado do rodízio.

Informações do veículo

Na opção “Detalhes do veículo” é possível inserir o tipo de veículo (carro, táxi ou moto), o que é excelente para a escolha do melhor trajeto pelo aplicativo, de acordo com o tipo de veículo. Por exemplo, se for moto a rota poderá ser diferente, facilitando a vida do usuário. Também é possível colocar o tipo de combustível, para receber alerta de posto ao longo do caminho, e placa do veículo para receber alertas sobre o rodízio.

Editar informações pessoais

Na primeira tela, onde aparece o nome do usuário, é possível editar algumas informações pessoais importantes, entre outras o endereço da residência e do trabalho. Assim, com apenas um toque você poderá escolher um desses destinos, sem precisar digitar o endereço completo todas as vezes.

Ainda nessa tela tem a opção de escolher o humor do motorista, uma forma descontraída de socializar com os demais wazers que estiverem por perto. Além disso, ainda tem o placar, onde aparece o número de pontos acumulados, a posição atual, entre outros. Uma forma de incentivar que as pessoas colaborem com informações do trânsito em tempo real, quase um jogo.

Adicionar Favoritos

Ainda na tela de “Busca” aparece a opção “Favoritos”, onde o usuário pode adicionar percursos que faz com frequência. Assim, não precisará digitar ou procurar o endereço todas as vezes.

Enviar alertas

Voltando para a tela inicial, no canto inferior direito tem um “balão” laranja onde o usuário pode adicionar informações do trânsito em tempo real, indicando para outros milhares de wazers o que está acontecendo nas proximidades (trânsito, polícia, acidente, perigo, preços de combustível, erro do mapa, trecho interditado, entre outros).

Opções de rota

Depois de escolher um endereço uma rota será traçada, sempre levando em conta o percurso mais rápido, que nem sempre é o mais curto. Na parte inferior dessa tela aparecem as opções de rota, onde se mostra a distância, o tempo, pedágio, e o status do trânsito pelas vias que essa rota segue. Assim, o motorista tem mais elementos para tomar a decisão de por onde seguir. Também é possível ver as rotas pelo mapa, como se fosse por satélite.

Compartilhar rota

Também é possível compartilhar o percurso com outra pessoa, dessa forma mesmo quem não está com você poderá ver o trajeto a ser percorrido. Mas cuidado, qualquer pessoa que receber poderá compartilhar o link com quem quiser.

Adicionar parada

Por fim, é possível adicionar uma parada depois que um percurso for estabelecido. Por exemplo, é possível acrescentar a parada num posto de combustível, num estacionamento ou num restaurante. A primeira parte do percurso aparecerá numa cor e a segunda em outra cor.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?