Aprenda como fazer sua própria horta
Criar uma horta em casa é muito mais fácil do você imagina e vai lhe ajudar a ter alimentos mais saudáveis e com baixo custo. Conheça agora as principais dicas para plantar mesmo sem nenhuma experiência.

Horta caseira e orgânica
Em tempos de crise, como estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, uma das maneiras de sobreviver é se tornando autossustentável, sobretudo em matéria de mantimentos.
Mesmo que você não tenha um terreno ou quintal em sua casa pode começar fazendo sua própria horta para colher alimentos ricos de nutrientes, frescos e sem ação de agrotóxicos.
Escolha o espaço adequado
Para ter uma horta caseira basta escolher um local que tenha iluminação natural, com incidências dos raios solares pelo menos durante 4 horas do dia.
A plantação pode ser feita vasinhos, não menores que 30 x 30 cm, e colocados até pendurados em uma parede caso não haja quintal.
É claro que se você for plantar vegetais, como cenoura ou mandioquinha, será preciso vasos maiores com solos profundos.
Quem desejar mais conforto e praticidade pode utilizar recipientes autoirrigáveis, mas quem não tiver renda sobrando pode usar garrafas pet. A única regra é que o compartimento possua buracos no fundo para o escoamento da água.
Regue com frequência
Cada planta tem suas regras de cultivo e para quem não tem experiência nenhuma o ideal é iniciar com os temperos, tais como orégano, alecrim, tomilho, manjericão, capim-limão e salsa.
Em apenas dois meses já é possível colher as primeiras folhas, sendo que é imprescindível regar diariamente o solo para manter úmido.
Tome o cuidado de molhar a terra logo cedo ou anoitecer e nunca faça a rega se a terra já estiver quente por causa do sol.
Defensivos naturais
O controle de doenças e pragas é melhor ser feito com o uso de defensivos naturais para garantir alimentos mais saudáveis. Existem diversas receitas caseiras na internet, entre as quais as mais conhecidas são:
- Calda bordalesa
- Calda de arruda
- Calda de cinzes e cal
- Calda de fumo
- Calda de pimenta, sabão e alho
- Calda de tomateiro
- Calda sulfocálcia
- Calda viçosa
Sistema de drenagem
O vaso por menor que seja precisa ter uma camada de drenagem para evitar que a água escoe diretamente levando a terra ou formando buracos.
Calculando um quarto do espaço do recipiente preencha uma camada com os seguintes elementos do fundo para cima:
- Argila expandida ou pedrisco
- Manda para drenagem (bidim)
- Areia de construção de tamanho médio
Uma vez criado o sistema de drenagem basta completar o vaso com terra de preferência de substrato preparado.
Matérias orgânicas
Outra dica importante é que a terra não pode estar muito arenosa e nem argilosa. O segredo é a cada 20 dias adubar bem o solo cobrindo com matérias orgânicas como as seguintes:
- Borras de café
- Cascas de crustáceos
- Cascas de ovos
- Cinzas de madeira
- Esterco animal
- Grama
- Minhocas
- Restos de peixes
- Urtigas
Regras de plantio
Ao plantar com sementes ou mudas deixe uma espaço de distância entre cada uma para o correto desenvolvimento da horta.
O ideal é utilizar vasos separados para cada espécie e fazer um controle da rotina de cultivo em um caderno.
Com o tempo você vai ganhando experiência comparando os sucessos e as falhas e assim vai conhecendo as particularidades de cada hortaliça.