Aprenda a fazer a análise SWOT de forma fácil e rápida

A Análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para analisar um cenário, uma gestão, um processo operacional, ou mesmo um funcionário. É interessante saber aplicar a si mesmo essa teoria para mapear seus pontos fracos e fortes e se sair bem num entrevista de emprego. Aprenda a utilizá-la de forma rápida e fácil.

Trabalho
1 ano atrás
Aprenda a fazer a análise SWOT de forma fácil e rápida

O que é a Análise SWOT?

O termo “SWOT” provém do inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats. Em português quer dizer: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Uma das suas maiores vantagens é que pode ser utilizada tanto para a criação de uma revista escolar quanto para o planejamento estratégico de uma multinacional.

Qual o objetivo?

O objetivo imediato da Análise SWOT é identificar os pontos fracos e fortes de uma empresa, por exemplo, e descobrir quais são as possíveis ameaças que ela sofre e quais suas possibilidades de aperfeiçoamento.

Ela funciona como um alerta para quem dirige a empresa, por onde se percebe em que pontos existe potencial para um crescimento sadio e quais os fatores que estão “minando” a produtividade da empresa.

Aplicação prática

Na teoria parece ótimo, mas como funciona na prática? Como aplicar a Análise SWOT em concreto? Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção importante: o ambiente interno e o ambiente externo.

No ambiente interno deve-se aplicar principalmente a análise das forças e das fraquezas da empresa, uma vez que isso depende quase exclusivamente do “time” que a empresa possui. São as pessoas que trabalham na empresa, seu ambiente de trabalho e o relacionamento com os encarregados do serviço que constituirão a força ou a fraqueza da empresa.

Quanto ao ambiente externo, serão analisadas as oportunidades e ameaças que existem. Claro, pois que tanto uma quanto outra dependem de fatores que escapam ao controle da empresa. As oportunidades podem ser, por exemplo, uma mudança no cenário econômico, ou uma invenção tecnológica mais avançada. E da mesma forma as ameaças, podem decorrer exatamente dos mesmos fatores, mas ainda estão acrescidas da concorrência.

A ferramenta precisa ser utilizada caso a caso, não é possível fazer uma predeterminação. Caberá aos que devem analisar seu próprio negócio saber identificar os pontos específicos de sua própria empresa. Mas os princípios gerais são esses descritos acima. A tabela também pode facilitar. Existem várias versões, formas, modelos e formatos, desde planilha Excel até mesmo PDF. Abaixo colocamos uma bastante simples, meramente como ilustração.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?