App SOS Chuva mostra previsão do tempo e alerta para tempestades

Não quer ser pego de surpresa com chuvas fortes? Então instale o app SOS Chuva e acompanhe em tempo real o risco de tempestades e ocorrência de granizo em todo Brasil.

Aplicativos
7 meses atrás
App SOS Chuva mostra previsão do tempo e alerta para tempestades

Controle meteorológico

Como todo país de clima tropical é comum sermos pegos com chuvas ou tempestades inesperadas, ainda mais em São Paulo que é conhecida como a terra da garoa.

Ao contrário da Europa que tem os tempos do ano bem definidos, aqui em nosso querido Brasil chegamos a ter quase as quatro estações em um mesmo dia.

Para facilitar a vida dos brasileiros o CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) desenvolveu um app para o controle meteorológico: o SOS Chuva.

SOS Chuva

O SOS Chuva está disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store, sendo possível acessar também pelo site.

Este projeto, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como base o radar de dupla polarização operado em Campinas para previsão imediata de tempestade, bem como a ocorrência e o tamanho de granizo.

Previsão imediata

Com efeito, o aplicativo SOS Chuva capta imagens meteorológicas de diversos radares, entre os quais estão disponíveis:

  • São Roque
  • Pico do Couto
  • Bauru
  • Presidente Prudente
  • Campinas
  • Rio de Janeiro

O resultado é que você pode acompanhar praticamente em tempo real a evolução do tempo com precisão de 1 km e previsão de 30 minutos a 6 horas.

O app utiliza de recursos de animação para mostrar a previsão imediata de chuva e a ocorrência de raios particularmente em Campinas e arredores.

Monitoramento do Brasil e da América Latina

Para uma visão mais extensiva do Brasil o SOS Chuva utiliza satélites para detectar sinais de chuva nos estados Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Você pode também visualizar toda a América Latina através do avançado satélite conhecido como GOEES-16.

Por dentro das nuvens

O desenvolvimento do projeto teve como base a experiência sobre as constituições físicas das nuvens e contou com a parceria das universidades USP, Unesp e Unicamp.

Para tanto os pesquisadores conseguiram monitorar a velocidade da expansão das nuvens, tendo inclusive uma visão tridimensional.

Entre os parâmetros adquiridos estão a ocorrência de raios dentro das nuvens que são designados de intrarraios e indicam o sinal de granizos.

Até mesmo tornados são detectados com o monitoramento do aumento e diminuição dos cristais de gelo dentro das nuvens.

Reconhecimento

A eficácia do SOS Chuva tem sido reconhecida pelos próprios meteorologistas e com a cobertura a nível nacional o app está cada vez mais sendo baixado ultrapassando já os 100 mil usuários.

Além do sucesso entre os usuários, o SOS alcançou o reconhecimento da Edição Ciência & Tecnologia com o Prêmio Péter Murányi 2019 que teve a entrega da premiação de R$ 200,000.

Benefícios

Um dos grandes beneficiados pelo aplicativo é o setor agrícola que pode contar com um maior controle dos balanços hídricos para alcançar mais produtividade.

Mas toda a população em geral está sendo favorecida com os alertas das tempestades, bem como das ocorrências de árvores derrubadas, quedas de pontes e alagamentos.

O próprio aplicativo favorece a comunicação entre os usuários permitindo que os eventos detectados sejam compartilhados.

Assim mais pessoas tomam conhecimento do SOS Chuva e tem acesso direto aos radares meteorológicos sem precisar procurar um instituto de previsão.

Prevenindo tragédias

Embora o Brasil não seja um país com incidência de tempestades devastadoras, o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) já alertou o crescimento de eventos extremos devido ao aquecimento global.

Deste modo, o SOS Chuva contribui para diminuir as consequências de uma tragédia com a prevenção imediata de qualquer atividade anormal para alertar a população.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?