AiQFome: Magazine Luiza entra no delivery de comida

A Magazine Luiza adquiriu o aplicativo AiQFome e está transformando o Magalu em um superaplicativo que funciona como um shopping virtual, onde você vai poder pedir inclusive delivery de comida.

Cotidiano
3 semanas atrás
AiQFome: Magazine Luiza entra no delivery de comida

Entrega de refeição pelo Magalu

O lançamento do AiQFome colocou em ameaça o monopólio do iFood. O aplicativo em si não é novo, mas o diferencial está que agora a Magazine Luiza comprou a startup de delivery.

O aplicativo AiQFome será incorporado ao aplicativo Magalu que já sintetiza diversos serviços, entre os quais estão:

  • Época Cosméticos
  • Estante Virtual
  • Mercado
  • Netshoes
  • Zattini
  • Shoestock

Projeto do ecossistema digital da Magazine Luiza

Embora a novidade do lançamento do AiQFome pela Magazine Luiza tenha surpreendido o mercado, a empresa já havia anunciado desde novembro do ano passado um follow-on para criação de todo um ecossistema digital.

Para atingir o projeto de crescimento foram orçados 4,2 bilhões de reais e que estão sendo empregados com outras aquisições, entre as quais estão:

  • HubSale – startup de logística
  • Stoq – startup de tecnologia de ponto de venda
  • Inloco – plataforma de mídia
  • Canaltech – canal de notícias de tecnologias

Estratégia de vendas da Magazine Luiza

Com efeito, o Magalu está cada vez mais um superaplicativo, tendo mais de 50 milhões de usuários cadastrados.

Entre as vantagens de comprar pelo Magalu estão promoções exclusivas, produtos com frete grátis e cashback.

Agora com a aquisição da startup AiQFome com localização na cidade de Maringá a estratégia é atender ao máximo as necessidades dos consumidores e aumentar o fluxo de vendas.

Ainda mais que o impacto da pandemia do coronavírus aumentou em mais de 60% a pesquisa por delivery.

O delivery por comida, por sua vez, é o setor que mais se destacou neste período e muitas pessoas ainda acham mais seguro evitar os restaurantes.

Benefícios da aquisição do AiQFome

O reconhecimento e sucesso do aplicativo Magalu já fez com que o lançamento do seu serviço de delivery ficasse no centro dos acontecimentos.

Por outro lado, a estrutura do AiQFome com atuação em 21 estados e 350 cidades, mais de 2 milhões de usuários ativos e 17 mil restaurantes, serve de plataforma para que o novo aplicativo concorra diretamente com o iFood.

O projeto é que ainda este ano o novo aplicativo esteja presente em mais de 150 cidades e se consolide em pouco tempo.

Para o futuro esta fusão pode permitir que os parceiros entregadores do AiQFome possam atender também os pedidos da Magazine Luiza.

Suporte da plataforma Magalu

Em realidade, os aplicativos de delivery de comida são uma plataforma para os restaurantes divulgarem seus serviços.

Já a responsabilidade da refeição e da entrega é dos restaurantes conveniados e neste caso a Magazine Luiza pode ampliar ainda mais o seu raio de atuação com muito mais facilidade.

É claro que existe toda uma estrutura de suporte por parte do laboratório de inovação LuizaLabs com 1.300 programados para fazer essa expansão.

Os restaurantes parceiros também vão poder se favorecer dos serviços da empresa, tais como o Magalu Entregas e Magalu Pagamentos.

A aquisição da startup de tecnologia logística Logbee em 2018 já mostrou o potencial da Magazine Luiza, que estendeu o serviço que funcionava apenas em São Paulo para outras centenas de cidades.

O desafio da Magazine Luiza

Se a proposta do AiQFome vingar a Magazine Luiza pode pensar em expandir seus negócios para fora do Brasil.

A razão é que o iFood lidera o segmento de delivery no Brasil e na América Latina, com atividades na Colômbia, Argentina e México.

Mas nem tudo são flores para a Magazine Luiza. O resultado do segundo trimestre de 2020 revelou um prejuízo líquido de 64,6 milhões de reais comparado ao lucro obtido no mesmo período de 2019.

Por mais que não haja dúvida que a pandemia contribuiu para esta queda, o segmento de marktplace é muito acirrado e mesmo grandes empresas como Walmart já chegaram a desistir de vender online.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?