A tecnologia vai mudar suas viagens

Cada vez mais para planejar uma viagem dependemos de tecnologias para poupar tempo e encontrar as melhores ofertas. No futuro as novas tecnologias vão revolucionar ainda mais no nosso modo de viajar, estando sempre nos acompanhando.

Viagem e turismo
6 meses atrás
A tecnologia vai mudar suas viagens

Principais mudanças sobre viajar no futuro

No início do século XX viajar de avião era um momento histórico, próprio para figurar com os trajes mais finos. A ocasião era acompanhada por um serviço de refeição gourmet e as tarifas faziam jus a todo luxo.

Com a evolução das tecnologias, voar se tornou algo rotineiro, com preços populares e refeições feitas em série em marmitas, bem como tudo com um mesmo estilo de atendimento em qualquer parte do mundo.

Mas alguns estudos têm mostrado que as novas tecnologias vão revolucionar novamente o nosso modo de viajar em um futuro breve. Conheça agora algumas novidades que já estão em desenvolvimento.

Agente de viagem eletrônico

Viajar é sempre agradável, mas o planejamento exige muita paciência e tempo para escolher os melhores destinos, reservar passagens, pesquisar hotéis, descobrir restaurantes bem avaliados, entre outras tarefas.

No futuro os próprios gadgets vão compartilhar entre si informações e lhe fornecer o melhor destino de acordo com suas preferências, não sendo mais preciso perder horas comparando os roteiros de viagem com as ferramentas de pesquisa online.

Esta espécie de agente de viagem eletrônico vai trabalhar com um sistema de inteligência artificial para descobrir suas preferências e cruzar com as melhores ofertas de passagens e hotéis.

Tecnologias junto e dentro do corpo

Você vai poder também degustar antecipadamente os pontos atrativos de viagem com o auxílio das tecnologias vestíveis chamadas wearables.

Já o projeto da tecnologia cyborg é ainda mais ousado e pretende acoplar em uma parte do corpo um microchip, onde estarão armazenadas as informações do passageiro dispensando o uso de uma passagem impressa.

Viagem em piloto automático

Os robôs já estão fazendo parte de nosso dia a dia realizando diversas tarefas da casa sem auxílio humano como, por exemplo, acontece com os robôs limpadores de piscina.

A tendência é que a máquina consiga substituir o homem inclusive para pilotar aviões, algo que já está sendo testado com robôs fazendo a função de copilotos.

Aterrissando na vertical

As asas dobráveis podem ser outra novidade nos aeroportos para facilitar o desembarque sem precisar ficar perdendo tempo com veículos de transferência. A Airbus, por exemplo, projetando o futuro já patenteou este tipo de tecnologia.

Os aeroportos também vão poder ficar bem mais compactos, pois os aviões vão poder decolar e aterrissar de modo semelhante aos helicópteros.

Inclusive, a própria arquitetura dos aeroportos deve mudar, ficando mais próximos de aerovilas com espaço inteligente, arborizado e estilo mais artístico.

Viagens supersônicas

Os aviões já mudaram consideravelmente o tempo de duração das viagens comparado com os transatlânticos. No futuro vai ser a vez dos jatos supersônicos deixarem para trás os aviões comerciais e reduzirem em que quase metade o tempo de voo.

A internet também não será mais um risco para os voos e o sinal 5G estará disponível para todos, mesmo porque a maioria dos serviços de bordo será por aplicativo com comando de voz.

Fim das turbulências

E para quem tem pavor de viajar de avião por medo das turbulências, a boa notícia é que está sendo desenvolvida uma tecnologia para acabar com o chacoalhão da aeronave.

Com o auxílio de sensores as mudanças climáticas vão ser detectadas com longa distância e os pilotos terão como desviar das turbulências.

Voos estilo cruzeiro

As cabines dos aviões não vão ser mais uma caixa para aglomerar passageiros divididos por classes. O interior terá áreas de lazer, gastronomia, repouso e entretenimento visando o máximo conforto dos passageiros.

E não devemos ter que esperar muito para a chegada destas novas tecnologias, uma vez que já existem aviões dedicados para atletas que oferecem local de treinamento, salas de exames e cabines de repouso.

Bagagem acompanhada ao vivo

Perder a bagagem durante um voo é algo que traz muita dor de cabeça e inconvenientes por ficar sem o material pessoal. Por mais que exista seguro para garantir o ressarcimento ninguém quer ficar sem seus pertences durante uma viagem.

Mas com a tecnologia Near Field Communications (NFC) você não vai precisar se preocupar, pois será possível acompanhar o trajeto de sua bagagem inclusive com visualização de imagem.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?