A tecnologia não vai roubar seu trabalho

A tecnologia invadiu nossas vidas e já não sabemos mais viver sem elas. Por outro lado, o domínio das máquinas parece que vai gerar uma crise mundial de desemprego. Afinal, a automatização dos trabalhos joga a nosso favor ou não?

Cotidiano
2 meses atrás
A tecnologia não vai roubar seu trabalho

Tecnologia a serviço do homem

Desde a Revolução Industrial o pânico de que as máquinas assumam o lugar dos trabalhadores continua a assombrar a humanidade.

É verdade que atualmente a tecnologia domina nosso dia a dia, mas não a ponto de substituir todas as tarefas dos homens. Mesmo porque por detrás de toda inteligência artificial sempre há uma inteligência humana.

De acordo com Kimberly Ross, doutor pela Universidade de Princeton, a inteligência artificial vai abrir as portas no mundo corporativo, facilitando a “trabalhar mais e melhor”.

Geração de novos empregos

Com efeito, a inteligência artificial tem gerado novos empregos no campo do marketing com a sugestão de produtos com base no histórico de pesquisa e no campo da indústria com os profissionais capazes de lidar com a automatização das operações de logística.

Em realidade, o que temos presenciado é a mudança da forma de trabalhar e a exigência de uma maior especialização no desenvolvimento tecnológico.

O aplicativo Uber, por exemplo, é uma amostra do aumento de produção de trabalho com base em um sistema digital, onde tanto o profissional como o usuário estão totalmente envolvidos.

Futuro automatizado

Por ora, ainda existe muito campo para o trabalho manual, pois apenas as empresas premium já tem um sistema completo de automatização.

Mas o avanço tecnológico tende a popularizar os preços e as empresas aos poucos devem ir se atualizando.

Portanto, quem quiser sair na frente deve desde já se especializar na área tecnológica. Mesmo porque atualmente já existe uma carência de profissionais qualificados para operar sistemas automatizados.

Profissionais atualizados

Deste modo, ainda que as pessoas não tenham propensão para TI é importante para se preparar para o mercado de trabalho conhecer sobre machine learning, ciência dos dados e inteligência artificial.

Já para quem deseja se especializar no meio tecnológico é fundamental ter como base a matemática e a informática.

Seja como for, estamos em um mundo de constante evolução, onde é preciso que todos os profissionais tenham a mente aberta para se adaptar as novas realidades para não ficarem obsoletos.

Preservando a privacidade

O ouro no mundo digital é o processamento de dados. O problema está no modo de manipulá-lo sem romper as barreiras da ética e da legalidade.

As empresas devem tomar o máximo cuidado para proteger as informações pessoais coletadas dos clientes para usar apenas como leitura do perfil de consumo.

Por outro lado, os usuários precisam ter muita cautela em expor seus dados sobretudo quando se refere a meios de pagamento e dados de localização.

O lado negro da tecnologia

Infelizmente, nem todo progresso tecnológico tem sido favorável e uma nova gama de profissionais ilegais tem surgido.

Os hackers já estão tão conhecidos que foi preciso criar uma indústria de combate aos ataques cibernéticos, principalmente contra as seguintes ameaças:

  • Malware
  • Phishing
  • Vírus
  • Fake news
  • Golpes digitais

Profissões perenes x provisórias

De qualquer modo, ainda que a tecnologia tenha um impacto em todas as profissões há carreiras que continuarão pouco ameaçadas pela automatização, entre as quais podemos destacar:

  • Artistas
  • Músicos
  • Cabeleireiros
  • Psicólogos
  • Professores
  • Médicos
  • Cuidadores

Por outro lado, profissões como piloto de avião, analista de investimento, contadores, assistente jurídico e corretor de seguro correm sérios riscos de serem substituídas pela tecnologia.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?