A meta para a renda extra

Para sair da crise financeira é preciso encontrar alternativas de trabalho que permitam aumentar a renda mensal. Saiba agora como organizar suas finanças e estabelecer a meta para a renda extra.

Finanças
1 mês atrás
A meta para a renda extra

Controle suas finanças

Infelizmente, o número de pessoas que ficam endividadas está crescendo cada vez mais, sobretudo depois da crise que chegou junto com a pandemia.

O resultado é que muitos trabalhadores estão tendo que procurar rendas extras para manter a família.

Este artigo visa mostrar como funciona o controle financeiro para estabelecer a meta para a renda extra.

Calcule a renda familiar

A primeira etapa para organizar sua contabilidade pessoal está em fazer uma planilha com suas rendas de um lado e de outro seus gastos.

Some todo o dinheiro que cada membro de sua casa ganha tomando o cuidado de colocar o valor líquido, ou seja, com todos os descontos obrigatórios.

Custos fixos e variáveis

Em seguida é preciso criar uma coluna com todos os pagamentos mensais divididos entre fixos e variáveis.

Os custos fixos são as contas do aluguel ou financiamento, condomínio para quem mora em apartamento, IPTU, IPVA e seguro.

Já os gastos variáveis como o próprio nome diz são bem mais abrangentes e dependem muito de família para família.

Seja como for, o mais importante é ter uma noção da classificação dos gastos para estabelecer depois os que são essenciais e os que são dispensáveis.

Com efeito, divida todas as suas compras e pagamentos por categorias, tais como conta de luz e água, gás, internet, mantimentos para casa, alimentação fora, transporte, manutenção, lazer e etc.

Estabeleça suas metas

Sabendo quanto você ganha por mês e quanto gasta já é possível traçar uma meta de quanto você vai precisar juntar de renda extra e onde investir o dinheiro.

A conta é simples: você precisa ter uma entrada de renda maior do que o total dos gastos de saída. Caso contrário sair do vermelho já é a sua principal meta.

O que sobrar de dinheiro tem que ser suficiente para você fazer uma reserva de emergência e uma parte proporcional para atingir seus sonhos de consumo: viagem, carro, casamento, aposentadoria e etc.

Tenha em mente que a reserva de emergência é utilizada somente em situações extremas e deve ser guardada de preferência em uma conta separada que tenha algum rendimento com liquidez diária.

Invista de acordo com sua meta

À medida que for o custo e o tempo para a realização de seu sonho você deve encontrar um investimento adequado:

Curto prazo:

  • CDB: 100% do CDI
  • Tesouro Selic

Médio prazo:

  • CDB: a partir de 6 meses com 105% do CDI

Longo prazo:

  • CDB: 120% do CDI
  • Fundos de Investimento
  • Ações
  • Tesouro IPCA
  • Debêntures incentivadas

Encontre uma renda extra

A escolha de uma renda extra que seja suficiente para você atingir as metas da sua vida tem que ser baseada em sua necessidade e tempo livre.

Se você já trabalha com carteira assinada com jornada de oito horas é preciso encontrar uma opção freelance com jornada flexível.

Lembre-se que a saúde é seu principal patrimônio e as nossas metas tem que ser proporcionais ao seu estado financeiro.

Não adianta querer esticar a corda demais para depois prejudicar a saúde mental e física e nem querer dar um passo maior que a perna para ficar endividado o resto da vida.

Se o dinheiro não está sendo suficiente no final do mês tente reduzir ou eliminar os gastos que não são essenciais.

Especialize-se no mercado digital

Como cada um tem sua formação e capacidade própria não têm como dizer quais são as melhores opções de renda extra.

Agora um campo com muita abertura, tempo livre e cheio de alternativas é sem dúvida o mercado digital.

Mesmo que você não tenha muita experiência vale a pena investir um pouco mais em seu desenvolvimento técnico para depois conseguir trabalhar em casa com a internet.

Cotidianum

O Cotidianum é muito mais que um site, é uma ideia de levar conteúdo que acrescente utilidades aos nossos seguidores, seja com carros, dicas, gastronomia, entretenimento e muito mais para o cotidiano.

Vamos Bater um Papo?