A meta para a renda extra
Para sair da crise financeira é preciso encontrar alternativas de trabalho que permitam aumentar a renda mensal. Saiba agora como organizar suas finanças e estabelecer a meta para a renda extra.

Controle suas finanças
Infelizmente, o número de pessoas que ficam endividadas está crescendo cada vez mais, sobretudo depois da crise que chegou junto com a pandemia.
O resultado é que muitos trabalhadores estão tendo que procurar rendas extras para manter a família.
Este artigo visa mostrar como funciona o controle financeiro para estabelecer a meta para a renda extra.
Calcule a renda familiar
A primeira etapa para organizar sua contabilidade pessoal está em fazer uma planilha com suas rendas de um lado e de outro seus gastos.
Some todo o dinheiro que cada membro de sua casa ganha tomando o cuidado de colocar o valor líquido, ou seja, com todos os descontos obrigatórios.
Custos fixos e variáveis
Em seguida é preciso criar uma coluna com todos os pagamentos mensais divididos entre fixos e variáveis.
Os custos fixos são as contas do aluguel ou financiamento, condomínio para quem mora em apartamento, IPTU, IPVA e seguro.
Já os gastos variáveis como o próprio nome diz são bem mais abrangentes e dependem muito de família para família.
Seja como for, o mais importante é ter uma noção da classificação dos gastos para estabelecer depois os que são essenciais e os que são dispensáveis.
Com efeito, divida todas as suas compras e pagamentos por categorias, tais como conta de luz e água, gás, internet, mantimentos para casa, alimentação fora, transporte, manutenção, lazer e etc.
Estabeleça suas metas
Sabendo quanto você ganha por mês e quanto gasta já é possível traçar uma meta de quanto você vai precisar juntar de renda extra e onde investir o dinheiro.
A conta é simples: você precisa ter uma entrada de renda maior do que o total dos gastos de saída. Caso contrário sair do vermelho já é a sua principal meta.
O que sobrar de dinheiro tem que ser suficiente para você fazer uma reserva de emergência e uma parte proporcional para atingir seus sonhos de consumo: viagem, carro, casamento, aposentadoria e etc.
Tenha em mente que a reserva de emergência é utilizada somente em situações extremas e deve ser guardada de preferência em uma conta separada que tenha algum rendimento com liquidez diária.
Invista de acordo com sua meta
À medida que for o custo e o tempo para a realização de seu sonho você deve encontrar um investimento adequado:
Curto prazo:
- CDB: 100% do CDI
- Tesouro Selic
Médio prazo:
- CDB: a partir de 6 meses com 105% do CDI
Longo prazo:
- CDB: 120% do CDI
- Fundos de Investimento
- Ações
- Tesouro IPCA
- Debêntures incentivadas
Encontre uma renda extra
A escolha de uma renda extra que seja suficiente para você atingir as metas da sua vida tem que ser baseada em sua necessidade e tempo livre.
Se você já trabalha com carteira assinada com jornada de oito horas é preciso encontrar uma opção freelance com jornada flexível.
Lembre-se que a saúde é seu principal patrimônio e as nossas metas tem que ser proporcionais ao seu estado financeiro.
Não adianta querer esticar a corda demais para depois prejudicar a saúde mental e física e nem querer dar um passo maior que a perna para ficar endividado o resto da vida.
Se o dinheiro não está sendo suficiente no final do mês tente reduzir ou eliminar os gastos que não são essenciais.
Especialize-se no mercado digital
Como cada um tem sua formação e capacidade própria não têm como dizer quais são as melhores opções de renda extra.
Agora um campo com muita abertura, tempo livre e cheio de alternativas é sem dúvida o mercado digital.
Mesmo que você não tenha muita experiência vale a pena investir um pouco mais em seu desenvolvimento técnico para depois conseguir trabalhar em casa com a internet.